12 dezembro 2009

Direitos e deveres

Muito se fala sobre igualdade, é igualdade pra lá, igualdade pra cá. Igualdade de direitos. Negros, mulheres, deficientes, “pobres”, gays, é infindável o número de grupos buscando tal “liberdade”, seja ela para que for.

Concordo que todos merecem oportunidades iguais, tratamento se não igual, semelhante e jamais perder liberdade por algum fator genético ou uma escolha “diferente”. Então, muito se fala sobre igualdade do direito, mas pouco ouço sobre igualdade do dever.

Firmo-me, primeiramente, num exemplo muito claro que são os tais “bolsistas” (bolsa família e afins). Enchem a boca para exigir uma ajuda mensal, afinal precisam e os convêm como direito, mas “coçam saco” na hora do seu dever de TRABALHAR. Fácil exigir, difícil é merecer.

Aposentados

Os aposentados, no entanto, trabalharam arduamente, cumpriram dois deveres, o de trabalhar e o de pagar para que um dia pudesse usufruir a tão esperada aposentadoria. Todos, ou pelo menos a grande maioria deve conhecer a situação atual dos nossos aposentados. Bolsas rolam por aí, incentivo à vagabundagem é o que não falta, mas a quem a vida toda trabalhou não dão um mísero reajuste, e seus salários, muitas vezes único meio de sustento diminui a cada ano.

A indignação é evidente, afinal muito se cobra sobre direito. É direito que não acaba mais, até quem mata tem direito, quem estupra tem direito, mas cadê o chamado dever? “Dever em primeiro lugar” é o que escuto desde minha infância, porém poucos parecem conhecer isso. É injusto, é revoltante. Tudo bem, o bandido tem redução de pena, agora o aposentado tem que brigar com unhas e dentes para um pequeno reajuste. Que país!

Chuvas

É complicada a situação, para enfrentar a natureza precisamos de governo e população. Aqui no sul a coisa está bem complicada e tenho certeza de que lá pra cima não é diferente. Apesar de onde moro não estar sendo atingido por nada de mais sinto pelos que estão. É uma gente que pouco pode fazer, mas o pouco que podem, acho que não estão fazendo. Lugar de lixo é de lixo e não entupindo bueiro.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com seu texto e com o problema do assistencialismo na atualidade, mas cuidado com essa primeiro parágrafo

    "Muito se fala sobre igualdade, é igualdade pra lá, igualdade pra cá. Igualdade de direitos. Negros, mulheres, deficientes, “pobres”, gays, é infindável o número de grupos buscando tal “liberdade”, seja ela para que for. "

    porque muitos desses grupos não correm atras de assistencia social nem nada do tipo, o mínimo que pedem é respeito e acredito que boa parte deles não se esquece dos seus deveres..
    e é dever primordial de todos respeitar as diferenças até para que as nossas sejam aceitas, quanto a aposentadoria redução de pena e todo resto concordo plenamente, afinal de contas como pensar em reduzir pena de um ladrão quando não resolvemos os problemas nem de quem trabalha, sei que é um pouco extremista mas prioridade é prioridade e bandido ao meu ver esta longe de ter algum tipo de prioridade!

    ResponderExcluir
  2. O primeiro parágrafo não é uma citação daqueles que procuram assistencialismo, mas daqueles que procuram igualdade. A segunda parte não tem nada a ver com os primeiros citados (a não ser, é claro a busca pela igualdade).

    ResponderExcluir