27 fevereiro 2010

Haiti e tudo mais

Pois bem, nada melhor que recomeçar com as críticas mais prazerosas de se escrever. Não que goste que o país esteja onde – e como – está, mas é a vida. Recentemente nosso presidente fez um “tour” por alguns países aos quais dificilmente terão algo a nos oferecer. O Haiti, como de praxe, após o que aconteceu por lá, foi um dos destinos – entre outros, como Cuba, por exemplo – do nosso queridíssimo Lula. Dificilmente achamos um governo tão amistoso e solidário como o nosso atual; isso não seria de todo mal se o mesmo zelo que demonstra lá fora fosse praticado aqui.

O Brasil está dando a cara à tapa acolhendo os “fracos”, parece ser muito nobre, mas estamos “enfrentando” os “fortes”. Não falo de “puxa-saquismo” ou algo do gênero, porém há de se ter aliados que possam suprir aquilo que nos falta. Lula fala em nome do Haiti, pedindo que o FMI desculpe as dívidas que o país tem e ainda ajudando o mesmo com 100 milhões de dólares. O marketing internacional, com certeza o presidente está fazendo bem; afinal temos nós 100 milhões de dólares “sobrando” para tal ato de “caridade”?

Leio outro dia na coluna de algum jornalista por ai uma observação muito pertinente: se o dinheiro do pouso de Lula no Haiti fosse direcionado às pessoas atingidas pela catástrofe com certeza surtiria melhor efeito. Assim como sempre o dinheiro é mal gasto, utilizado para promover nosso presidente, e jamais levando em conta quem precisa ser levado. O pior de tudo isso é a impotência mesmo vendo o que acontece com nosso dinheiro. Fatalidade. Banalidade.

2 comentários:

  1. é a questão da publicidade né,o importante é descer la no Haiti, estamos parecendo uma potencia afinal pra sair gastando, porem eu achei massa ajudar o Haiti, nao achei massa a propagando pro lula, mas ando bem desanimado nessa questao de nacionalismo e ando pensando que posso me identificar mais com um Haitiano que com um Brasileiro dependendo da circunstancia, o nacionalismo mata pessoas todos os anos, leia um livro Marco AS VEIAS ABERTAS DA AMERICA LATINA, vc que gosta tanto de politica internacional e tal ai gostar demais e é bom pra entender porexemplo as politica atual na america latina, inclusive essas ajudas do lula! abraço!
    bom texto !

    ResponderExcluir
  2. Absurdo essa publicidade do nosso presidente, se de fato fosse uma publicidade "verdadeira", mas a ideia que passa não chega perto do que acontece. Obrigado pela recomendação, já anotei o nome do livro, vou tentar conseguir pra ler, com certeza.
    É, quanto ao texto achei mais interessante o assunto do que a redação. Há tempo não escrevia sobre temas do tipo, então estava meio "perdido", mas aos poucos vai "reencaixando". hasuhasuashau
    Abraço

    ResponderExcluir