11 junho 2009

MEDO!


Goiânia, vinte e seis de agosto, três dias para meu aniversário, quarta feira, dia quente e céu azul sem nuvens, uma tarde como qualquer outra, mas podia ter sido diferente..

Terminada a aula estava indo para casa, trânsito ameno, era mais um motoqueiro cruzando a cidade, moto verde, capacete preto, mochila e calça jeans.

Depois de uma rótula surge uma viatura da PM mandando encostar, apontaram as armas, encostei assustado, fazendo o que ordenavam. Não sei quem estava com mais medo, se eu ou eles, nada justificava aquela abordagem.

Trezentas perguntas feitas, como em tribunal. Seria eu um mega mafioso, traficante ou coisa do tipo? Era um julgamento, cabia a aqueles quatro homens darem a sentença, estava a mercê dos seus “achismos”.O engraçado e que só depois de fazerem suas suposições, de revistar tudo e até de cheirar minhas mãos, e que decidiram “averiguar” a documentação. Em minha carteira havia um cartão de aluno da UEG, e então de forma repentina e mágica, começaram a ser mais educados, a lei não é a mesma para estudantes universitários.

Antes de concluir o show, um dos oficiais ainda quis demonstrar sua imensa destreza e comprometimento com o serviço. Verificando os documentos (CNH e registro do veículo) notou que havia certa diferença entre os dois, meu nome se apresentava diferente. O que ele não notou é que estava comparando nomes com diferentes. Educadamente mostrei seu equivoco, apontando para a palavra filiação na CNH, é notável a falta que faz uma simples interpretação de texto no dia a dia.

O policial estava mesmo certo em analisar meu nome, nomes são utilizados para designar tudo que está a nossa volta, dando valores e significados as coisas. Policia Militar é um exemplo. A palavra militar designa exatamente os tipos de atribuições dessa policia: Coibir, amedrontar, seguir regras, ter disciplina, não questionar ordens, por mais que elas sejam ridículas.

Será que é difícil entender o lugar dessa simples palavra: Militar? Militares são para guerras, militares combatem “inimigos” a população precisa de proteção e não de pavor. São os resquícios de uma ditadura teimando em continuar presentes.

Fico pensando.. Caso agressividade e coerção dessem bons resultados, seriamos guiados por princípios espartanos, o conceito de ética, as bases da sociedade de direito não existiriam, seria o caos! Mas felizmente seguimos outros preceitos, não precisa muito para perceber que os países com maior índice de desenvolvimento humano, sejam também os mais democráticos, o Brasil ainda não entendeu o sentido dessa palavra : democrático, parece que temos dificuldade em entender palavras.

Apesar do susto fui-me embora, mas talvez pudesse ter sido diferente, talvez não tivesse comemorado meu aniversário nesse ano. A sorte faz parte da vida, como um dos soldados disse “Você tem sorte de sua moto não ser vermelha, estamos procurando um ladrão que roubou uma moto vermelha” é o mundo dos sé, se minha moto fosse vermelha, se não tivesse parado logo...Agora tenho certeza de nunca comprar uma moto vermelha e admito, pode ate parecer engraçado, mas EU TENHO MEDO DE POLICIA.

10 comentários:

  1. TEMA da semana pra todos os meus post´s em todos os 3 blogues, motos !!
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    x)
    é isso ai, valeu gentee!

    ResponderExcluir
  2. Quando vejo polícia, principalmente se é uma blitz ou estão andando lento procurando algo ou com as luzes da viatura ligada, me sinto muito mais amendrontada do que protegida. E quando realmente deveriam agir, não com brutalidade e autoritarismo, mas com "inteligência" (tipo quando se tem a casa assaltada), agem com bastante má vontade, deixam por isso mesmo!

    Democracia! Isso é complicado em um país como o nosso, que teve a maior parte de sua história baseada no autoritarismo. Democracia não pode ser baseada em sorte, ou é pra todos ou não é pra ninguém. Dessa vez teve sorte de procurarem uma moto vermelha, e se numa próxima tiverem procurando uma verde??

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. pois é, fico pensando sobre isso, será que a moto era de quem?

    hummmm? será que de um cidadão? quem sabe.
    mas e a raiva, por quê?

    "sorte que a moto não era vermelha" se fosse, seria a única do mundo?

    e o que aconteceria se fosse vermelha?
    por acaso sobrariam cacetadas por cuasa da cor?

    Agora o presidente quer ficar mais um mandato. será que eles eram contra por que não estavam no poder?

    será mesmo uma questão de posição?

    será que político pode levar a família para viajar com a grana do povo?

    e por que os empresários não podem fazer o mesmo com as suas famílias quando viajam?

    quem sabe seja por que viajar seja ótimo, mas pagar seja ruim, ou não haja dinheiro suficiente, mesmo por que se tem o imposto para pagar. para se ter coisas como saúde e segunrança.


    recentemente tive de me mudar, por que o vizinho era melhor que eu.

    eu não podia nem olhar para ele, mas ele podia fazer o que quisesse. interessante.

    parece que a nossa sociedade é um desenho que precisa ser apagado e feito de novo.

    acho que existem pessoas boas e ruins em todo o lugar, mas nos hospitais, no governo e na polícia só devriam haver os bons.

    tem deputado que faz projeto de lei por que o filho tem uma doença tal, mas por que nem sempre a agilidade é a mesma?

    será que realmente é como disse no balaclava: tudo é uma questão de posição?

    esses dias tive meu blog denunciado por conteúdo impróprio, eu sempre esquartejei alunos, vizinhos, animais, mas quando apareceu militar, meu blog foi denunciado, que coisa não?

    acho engraçado por que quando um fedelho como o lindenberg aparece, a agilidade fica para trás, a força parece que diminui.

    acho que subir o morro precisa de mais peito, e depois, aqui no asfalto, é só dar uma pinta de estou fazendo. e enquanto se dá essa pinta, se pode brincar, não é mesmo?

    outro dia um amigo me disse que foi abordado.
    que disse boa noite e que a resposta foi a seguinte: sai da caranga playboy, a gente quer se divertir!

    eu como escritor profissional fico pensando, será que vivemos numa democracia fajuta?
    onde só se faz o que se quer quando não se pisa no calo de alguém que comanda?

    enfim, as estórias que escrevo no meu blog são estórias porra, as vejo na tv, nos jornais, na rede, eu só ponho um pouquinho de imaginção e está feito.

    então, será que o que a gente escreve nos blogs, é impróprio, ou apenas fora de posição?

    acho que tem uma grande maioria que assim como o nosso Lula insiste em dizer: eu não sei de nada.

    sorte e luz.

    ResponderExcluir
  5. Pois é gente, não sabia que seu blog tinha sido denunciado =\ e realmente Gabriela e se tivessem procurando uma verde.. essa é a ironia da história, no Brasil sorte conta, contaa muito..
    eu relutei bastante em colocar esse texto aqui, como afoborio disse o blogue foi denunciado e tal.. até hoje os crimes da ditadura não foram punidos, e porque ? porque os criminosos estão ricos, delgados do DOPS tem muito influencia,
    é complicado.Um país que premia a ignorância a inadimplência e condena o trabalho, condena o pensamento!

    ResponderExcluir
  6. Vivemos num país de despreparados. São os nossos policiais, nossos políticos e até mesmo a população. Policiais agem de forma absurda, mas existem muitas vezes que somente assim conseguem resultados. Um bandido mata um policial e está tudo Ok, agora se um policial mata um bandido, opaaa! Algo está errado. Militares são para guerras, tu disse, pois pra mim estamos em guerra. Nosso país está um caos, e não vai se a boa vontade de poucos que mudará algo.
    Ótimo texto e um bom assunto, só temos que pensar que os policiais não tem recursos e mesmo assim são cobrados para obterem resultados.

    ResponderExcluir
  7. Bom tema!
    Abre espaço pra muita conversa!

    ResponderExcluir
  8. Isso não é desculpa Marco.É um ciclo falta de respeito gera falta de respeito, até mesmo pq boa parte desses policiais não tem preparo para correr 100 mts, o da foto está de prova, bom desempenho não tem nada a ver com arbitrariedade !

    ResponderExcluir
  9. o pior de tudo
    eu vi agora
    tem
    uma comunidade do orkut
    policia nao bate educa
    é muito retrocesso.. e o pior e que tem muita gente la!

    ResponderExcluir