19 março 2010

Herança maldita...

Não é fácil tomar as rédeas de um país com os “cavalos” em movimento. Apesar de todo o esforço que um presidente possa oferecer para endireitar os erros anteriores, sempre terá algo que ele não fez, mas que levará a culpa. Em contrapeso aos lados negativos de tomar posse com um antigo governo que não tenha sido de todo bom, há sempre os pontos positivos – esses sim bem aproveitados – que um governo atual pode levar pelo anterior. É de indignar quando em alguma discussão política as pessoas comparam o governo Lula ao FHC, tomando por parte as ações de Fernando Henrique como se fossem de Lula.

Apesar da minha memória curta com nomes, datas, siglas e outras coisas mais, lembro-me muito bem de há um tempo ter visto em algum meio de comunicação um artigo baseado em fatos – diferente do que muitos dos defensores do atual governo fazem – sobre como as ações de FHC continuam resultando em pontos positivos para nosso Brasil, ainda hoje. A maioria das pessoas que me conhecem, sabem o desprezo que tenho pelo nosso atual presidente – governo -, mas não estou aqui apenas para falar mal do mesmo, afinal jamais proferi uma palavra contra o seu excelentíssimo sem que os fatos estivessem ao meu favor. Realmente o crescimento do Brasil é evidente, não quero tirar isso do nosso povo, mas falta percepção para a maioria perceber é que o crescimento é “normal”. Nada mais lógico que o país hoje, esteja – em alguns pontos – mais avançado que na época do FHC, mas agora volto para o tal artigo que citei antes. O texto, cujo meu esquecimento não deixa lembrar mais detalhes, representava em números o crescimento que o Brasil tinha no governo passado, e o que tem no governo atual. Pois bem, como já era de se esperar – pelo menos para quem não possui nenhum fanatismo esquerdista – os avanços são constantes, o mesmo crescimento que tínhamos no nosso “ex-governo” temos hoje.

Como um gaúcho, preciso me prender a usar exemplos do meu estado. Nossa atual governadora – Yeda Crusius – sofreu e sofre até hoje diversas críticas vindas de todos os lados. Há um tempo economistas diziam que o RS era um caso perdido que jamais conseguiriam contornar o seu estado econômico, passamos pelo governo de Olívio Dutra que infelizmente terminou de quebrar o estado e depois por Germano Rigotto. Enfim chegou Yeda, uma economista de mão cheia que não tardou a tomar providências eficazes para “ajeitar” o Rio Grande. Porém a grande oposição não leva em conta o déficit zero que a governadora conseguiu alcançar, e apesar da visão pessimista de outros economistas e estudiosos, o gaúcho pode finalmente ver seu estado num recomeço. Embora seja difícil manter o foco, não estou aqui para defender um governo ou outro, estou para destacar a falta de memória do brasileiro – e não é uma falta de memória como a minha que pouco importa –, a falta de percepção e de reflexão desse povo e a facilidade com que são manipulados. Ao invés de analisar dados concisos para chegar a um “veredicto”, o povo engole qualquer notícia negativa ou positiva que os é apresentada, tudo seguindo apenas sua ideologia sem nenhuma percepção lógica.

Falta razão e sobra emoção na hora de decidir por um candidato, falta analisar os fatos passados, afinal olha onde está Collor, Sarney e tantos outros. A verdade está escancarada e nada se faz, isso é fato. As pessoas tendem a lembrar o que acontece hoje e ligar diretamente ao primeiro que conseguem, não pensam se aquilo não seria culpa do governo passado – que talvez venha a ser seu governo futuro -, é uma falta de vontade, me parece. Num país onde o povo vive que nem cavalo em desfile de sete de setembro – cagando e andando – não podemos ter nenhum tipo de esperança. Pena eu tenho do governo que sucederá o atual – agora falando em âmbito nacional – se Dilma levar tudo bem, as tramóias continuarão a ser escondidas; o “furo” na economia dificilmente será revelado, tudo ficará supostamente bem, mas se Serra – partindo do pré-suposto que ele será o candidato – chegar ao tão desejado cargo político... Só espero que a culpa de tudo que vem a se revelar nos próximos anos seja ligado ao governo Lula, se forem revelações positivas, maravilha – viva o Lula! –, agora quero ver quem o irá criticar quando muita coisa aparecer. Aposto que em muitos anos estará “escorado” em um cargo tendo ou não estragado com o país. Pior que a herança que ficará pra o próximo governo apenas a herança que Sebastian Piñera levou de Michelle Bachelet – não que os tremores tenham sido sua culpa, mas que pepino.

Fica de aviso, para pensarmos mais e analisarmos os fatos ao invés de sair falando a primeira coisa que nos é exposto. Ser um bom político é uma coisa, outra coisa completamente diferente é ser um bom administrador. Vejo Lula como um ótimo político, sem precedentes, populista, comparável a Getúlio, agora de administrador pra mim não tem nada, veremos nos próximos anos o quão errado estou.

13 comentários:

  1. Achar um ou outro politico melhor é complicado no meu ponto de vista pq são momentos historicos diferentes ne, com o FHC o brasil tava saindo de uma inflação e vinha um momento de neo liberalismo ao extremo, ja com Lula a historia foi um poco diferente, embora prefira o lula eu acho complicado analisar ate pq era muito novo na epoca do fernando henrique

    ResponderExcluir
  2. Pois é, realmente é complicado, mas sempre tem alguém para queimar o FHC utilizando de comparações absurdas e sem nexo. Deixo claro novamente que apesar de preferir FHC ao Lula, não estou defendendo um ou outro, o importante do tema é a falta de percepção do brasileiro. Acreditar no que escutam, defender um ou outro baseado em ideologias ao invés de fatos...

    ResponderExcluir
  3. é, complicado fazer comparações, mais complicado ainda jogar a culpa na falta de percepção do Brasileiro, esse postura de colocar a culpa no povo de falar que o povo nao da conta disso ou daquilo e uma visão um pouco facista da classe dominante, essa classe que na verdade define os partidos e os candidatos e que para se ausentar da decisão da culpa joga pro "povão" o problema, povão esse que só consolida por meio do voto o que já estava posto a muito tempo por uma outra classe, falar que o Brasileiro não tem memoria é complicado visto que muitas vezes não sabe nem sua propria historia e na maioria dos casos nem a diferença de ideologia dos partidos ( se é que isso ainda existe ) pq eu tbem ja nem sei mais ...

    ResponderExcluir
  4. Pra iniciar, não coloquei a culpa no "povão", coloquei a culpa no povo, isso me inclui, te inclui e à todos nós. Digo sim que o povo tem falta de memória, afinal boa parte (digo boa parte e não todos) tem cabeça apenas para processas informações inúteis. Com certeza esse problema é cultural, vem de tempo e não se manifestou apenas agora, mas me considerando parte desse povo, com a percepção e vontade de buscar a verdade e aquilo que quero digo que os que não o fazem é por ACOMODAÇÃO. Fácil é criticar políticos, ladrões e tantos outros que estão expostos a mídia; devemos criticar mesmo, afinal quem erra de alguma forma deve ser julgado, agora quantos de nós paramos para pensar aquilo que fazemos? Quantos de nós para pra pensar que os políticos só estão no lugar que estão por nossa culpa? Reclamar e xingar quando vemos imagens sendo colocadas em meias, quando vemos políticos falando asneiras descaradamente nas mídias é fácil, difícil é o POVO pensar antes de votar, votar conscientemente, ir à luta no momento que precisa, protestar e não digo protestar acabando com nossos bens públicos, fechando estradas, digo protestar de forma que tenha algum valor. Posso ser julgado por muita coisa que falo, e juro, não me importo, mas ninguém tira de mim o fato que o povo brasileiro é estupidamente burro, pensa como terceiro mundo pois somos e por muito tempo ainda seremos terceiro mundo. O Brasil merece os políticos que tem, só fico muito triste por eu e por tantos outros que não mereciam estar no meio de toda essa merda.

    ResponderExcluir
  5. Se ao menos tivesse feito questão de prestigiar nosso Blog e nos oferecer algum comentário - se o fez peço desculpas. Acredito que a reciprocidade é a melhor forma e mais justa de conseguirmos algo que queremos, todos estão buscando alguma coisa e pensar apenas naquilo que lhe trás agrado é muito egoísmo. Falo apenas por mim (Marco H. Strauss), mas digo aqui que não passarei no teu Blog por me sentir ofendido ao ter o meu (nosso) usado como meio de propaganda sem nem ao menos ver algum tipo de interesse teu nele.

    ResponderExcluir
  6. siuhaiushaiuhsaiusa
    booaa Marco !!
    hoje acordei rebelde
    hahaha
    to concordando \o/
    mas deixa a propaganda ai, custa nada ne
    ate

    ResponderExcluir
  7. Que isso... achei q o blog não tinha dono... kkkk, eh claro que me interesso, mas me interesso mais ainda em ouvir a opinião de vossas cabeças.!

    Posso? Tenho o aval de uma membro, tenho certeza, mas... que isso Marco, logo eu que sou sua fã, e vc nem me dá bola. ='[

    Mas, ok, já estou tirando. E não se sinta mal por mim Ricardo....

    e quanto ao post.... FHC pra mim morreu. E política, sinceramente, nem sei.

    ResponderExcluir
  8. E é uma pena não ter a sua opinião, justo a sua que tanto estimo!

    ResponderExcluir
  9. Não é o caso de ter ou não minha opinião, a coisa que mais gosto é de ler texto dos outros e opinar e agregar conhecimento e opinião à mim, mas tu não te sentiria da mesma forma se fizesse a mesma coisa no teu Blog? Como falei no primeiro comentário, peço desculpas se interpretei errado a tua atitude, mas assim como tu todos nós gostamos de compartilhar aquilo que escrevemos e expressamos e achei uma atitude errônea que deixaria indignado qualquer um que nem fiquei. Ninguém é obrigado a ler e muito menos opinar sobre as porcaria que escrevo, mas como sempre digo: quem não gosta, que mantenha distância.
    Não precisava ter tirado o post da propaganda, e se quiser pode por de novo, só queria um pouco de consideração né! :D O mínimo quando tu usufrui de um meio é trazer algum benefício à ele, seja qual for, "exploração" é coisa do passado. Obrigado por acompanhar o Blog e desculpa por qualquer mal entendido, mas minha opinião continua a mesma.

    ResponderExcluir
  10. Pedindo desculpas e ré-colocando a divulgação!
    o blog é muito interessante eu pelo menos visitei e achei bem legal!
    http://amoartesim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Agora faço questão que seja colocado o Blog ai. Poderíamos ter evitado muita coisa se tivesse sido tudo "certo" desde o começo. hasuhasuashasuas
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. ÊEEee Priscila, causando tumulto por aqui!!!!
    huahuauahuahuahauhau

    Eu sou a favor de deixar a propaganda tb!!

    ResponderExcluir