14 março 2010

Pobre X Midia

É engraçado como os canais de teve confundem mídia com democracia, como se democracia fosse fazer o que se imagina nos canais abertos não importando a hora e nem os direitos do cidadão, esses mesmos canais que não exibem programas populares mesmo funcionando por concessão do estado como verdadeiras empresas particulares.
Conceito de democracia é algo interessante de se debater, pois sendo a democracia quase uma utopia em uma realidade como a nossa, ela acaba usada como contraponto ao direito do outro em função da defesa do pretenso direito de toda população. Isso é o que se vê na mídia hoje, em defesa do direito de mostrar toda e qualquer informação, a mídia age contra aqueles indivíduos que não tem noção mínima do poder de utilização da sua imagem pelos canais. O sujeito acaba acusado e julgado pelo publico antes que qualquer sentença seja proclamada contra ele.
Fico imaginando qual a melhoria para a sociedade é promovida quando um acusado de qualquer crime é ridicularizado em programas policiais, programas esses que se tornaram o novo vírus da hora do almoço. Em todo estado que visito há um programa no estilo “chumbo grosso” no mais baixo nível possível, utilizando de palavras de baixo calão e de ofensas contra os “bandidos” pegos, que em sua maioria são pobres sem a mínima educação, excluídos, utilizando verdadeiros trapos como roupas e muitas vezes com as marcas visíveis da violência policial.
Já deve ter alguém dizendo que estou defendendo assassinos, estupradores e ladrões, não é isso, e quem faz esse tipo de interpretação pode parar de ler agora caso não esteja propenso a pensar de uma forma diferente. E sim... Não estou mesmo querendo ponderar nada, nem a ação da policia nem os canais de teve, pois é uma tolice das maiores acreditarmos que “violência educa”. Não precisa ser pedagogo e nem sociólogo para ver que nos tempos em que o estado praticava agressões e torturas institucionalizadas, mergulhamos em nossa maior desigualdade social.
A mídia da ditadura é a mesma que hoje defende a democracia, e os seus programas são os mesmos que expunham de forma ridícula os ladrões de periferia.
Salvo raras exceções como a cultura ( e olhe lá), os demais canais são grandes representantes de correntes políticas, e sendo assim defendem posturas nacionais de um ou outro partido ( ou igreja ). Nos estados e municípios ( fora do eixo Rio - são Paulo ) as produções locais são voltadas a noticiários que informam acontecimentos corriqueiros que não desestabilizam o poder vigente, se isso tiver de ocorrer será feito em rede nacional, para que nenhuma besteira seja cometida pelos provincianos jornalistas de cada comarca.
Quando a grande população assiste então os ancoras locais criticarem duramente o estado de forma genérica e os “bandidos” de forma declarada, acham que estes “comunicadores” são verdadeiros heróis populares, não percebendo que sua critica ao estado é do cunho do senso comum, não sendo direcionada de forma alguma ao administrador competente.
Os exemplos são inúmeros de questões que não são discutidas em âmbito local, Goiás mesmo é cheio de grandes “segredos” como a divida publica que Marconi arrumou para o estado, a obra inacabada do centro cultural Oscar Niemeyer, a cara de amnésia alcoólica de um certo governador e o dinheiro monumental gasto com propaganda dentre outras coisas, pra não falar dos prefeitos e vereadores ladrões indiciados pelo MP sem que sejamos informados.
Nada disso é levado a fundo, só é mostrado quando não há como não mostrar, até porque o governo é quem financia a mídia, se não fossem as propagandas governamentais os veículos não conseguiriam se manter só com a iniciativa privada, e isso não sou eu quem diz, são os próprios canais.
Ou seja, quando um preso é criticado e humilhado, é para que nossa atenção saia do primordial e vá para o secundário, alem é claro de aterrorizar o cidadão dando fundamentação a discursos de repressão, o que convêm muito aos poderosos que tem alguma coisa para ser roubada, diferentemente da maioria do povo. Sem falar na oposição educação x segurança. É muito mais vantajoso para um político caminhar pelo argumento da segurança que pelo argumento da educação, pois educação demora a dar resultado e ninguém quer saber de pobre consciente e educado, somente de pobre que não rouba e respeita o patrão e é claro que não reclama de ônibus, de posto de saúde etc.
Por isso é preciso filtrar o que vemos por ai, com nossos posicionamentos alienados colocamos muita gente na cadeia e pouca gente na escola, é hora de lembrar que Brasil queremos, se é o país democrático ou se é um país alienado e controlado por poucos.
Vale lembrar que em Goiânia há um jornalista que á todo o tempo critica “ o pessoal dos direitos humanos” e a medida que isso continua, vamos criando um estado policial de repressão. Outro ponto é que dois terços da população carcerária hoje podia estar solta ( segundo um respeitado criminalista). Espero que não seja preciso alguém próximo estar preso para que mudemos de pensamento, embora isso não aconteça, pois só pobre vai preso no Brasil, e se você ao menos lê esse blogue já não é do tipo de perfil que tem parentes presos, só pelo fato de ter acesso a um tipo alternativo de mídia. É preciso pensar diferente e parar de abaixar a cabeça para á barbárie, refletindo quando ouvimos falar de democracia pela boca de quem mal sabe apresentar um jornal.

Obs, Postei sem fazer muitas correções, caso encontrem erros me mandem um e-mail, ou deixem um comentário.

Obrigado mais uma vez,

6 comentários:

  1. Muito bom o texto. Por parte concordo, mas há algumas coisas que fazem discordância ao que penso. Primeiro essas colocações de que só pobre vai preso, de que que a repressão é errônea e a 'reclamação' sobre o jornalista que fala a favor do 'pessoal dos direitos humanos'.
    Claro que a facilidade de um pobre estar atrás das grades é altamente maior, mas acho que corrigiria esse comentário para NEM POBRE VAI PRESO; no país das injustiças, ricos e pobres são livres para fazerem o que bem entenderem e indiferente da classe social, um dia - literalmente um dia dependendo da classe social - acabam soltos. Quanto à repressão: realmente a violência não é o 'melhor' caminho, mas é o que temos a mão - pode parecer meio 'desumano', mas são os fatos. Me apavoro quando um criminoso - seja ladrão de galinhas ou de colarinho branco - é defendido com unha e dentes pelo 'pessoal dos direitos humanos', enquanto ninguém (jamais) pensou na vítima, na pessoa que foi roubada, assassinada, estuprada, violentada... Isso é um absurdo sem maior, e juro, a minha vontade é de enforcar e pendurar numa árvore ao lado do criminoso todos esses auto-denominados 'defensores'.
    Agora os pontos à favor: sem dúvida a mídia brasileira é um porcaria. Enchem os olhos do povão com novelas 'shakesperianas', noticiários supérfluos e outras baboseiras mais. Pouca, diria pouquíssima coisa se aproveita desse emaranhado de porcarias. É uma utopia, como tu colocou - muito bem a propósito. Falta-nos, ou para a maioria - pois me certifico que eu não estou incluso nessa categoria -, uma visão crítica, sair da alienação que a televisão tenta propor, e que o governo através da mesma também o faz. Tudo que falou sobre a tirada de noticiar fatos menores para afugentar a atenção para os importantes - como casos políticos - é visível, mas não percebido pela maioria da população. Acreditar na primeira coisa que escutam sem ponderar, esse é o grande problema. Enquanto o povo receber informações e ter preguiça de processá-las, apenas guardá-las às tê-las como verdade a mídia continuará a se aproveitar para 'implantar' suas imposições.

    ResponderExcluir
  2. Sei que o comentário - lê-se texto - ficou meio grande, mas o assunto que tu postou é muito pertinente, diria um dos mais dos últimos tempos aqui postados; impossível não se deixar levar pela impolgação. Quantos aos erros, não notei nenhum muito grave, só algumas faltas de acentuação.
    Valeu, abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pois é cara, acho que fiquei bem impressionado com umas aulas de criminologia, a coisa não é tão simples, meu lado não é de defender o bandido mas de pensar como as coisas são de fato e acredite violência em hipotese alguma é solução, valeu o comentário inspirado
    isso me anima a escrever, principalmente quando a um contra ponto a minha ideia, para que eu vejo o outro lado
    abraço,

    ResponderExcluir
  4. Tem que ter estômago pra almoçar e assistir chumbo grosso!! deus me livre!! Não só pelas cenas escabrosas, mas tb por causa do apresentador, oo homem chato viu!!

    Infelizmente esses tipos de programa são as únicas fontes de entretenimento, informação, e até lazer para muitas pessoas. Justamente as que pertencem às próprias classes sociais denegridas neles.

    Quanto aos direitos humanos, acredito que brutalidade não resolve a brutalidade, e justiça não é a mesma coisa que vingança ou linchamento.

    Há, vc podia citar que "respeitado criminalista" é esse, dá mais confiabilidade pra informação.

    ResponderExcluir
  5. Quero nomes Ricardo.
    Quero saber quem é esse respeitado criminalista (se for quem eu estou pensando vc ta enganado e muito)
    quero saber o reporter q critica o direitos humanos e bla...


    alias, seu texto é tema do meu pibic, me procura no corredor pra batermos um papo, quem sabe vc me ajuda!
    hum?

    ResponderExcluir
  6. shiuahsuiahsiuahsa
    Polly, não tira o credito do meu texto =p
    hahaha

    ResponderExcluir