09 abril 2009

Grandes amigos americanos...

Pois agora nosso presidente ganha mais um companheiro.


Na reunião do G20 há alguns dias, surpreendo-me com a exaltação de Barack Obama com relação a Lula. Em meio aos cumprimentos, Obama solta os seguintes elogios: “This is the man...I love this guy!The most popular politician on earth...it’s because his good looks!”.


Muito elegante por parte dele. Agora pergunto. Por quais motivos Obama “puxaria o saco” de Lula de tal forma? Será que a popularidade do nosso atual presidente não tem fronteiras? Com certeza não é esse o motivo.


Como o presidente dos Estados Unidos proferiu: “The most popular politician on earth...it’s because his good looks!”, e realmente este é o nosso presidente, consegue agradar a todos, com seu passado de “trabalhador”, vindo da pobreza, político do povo, conquista muitos aliados, e esta popularidade é benéfica para quem fica do seu lado.


O Brasil, apesar de ser um país de terceiro mundo, com muitos problemas, ainda é melhor que a maioria dos irmãos sul-americanos. Deste modo, muitos deles dependem de nós, precisam do Brasil para “sobreviver”, sem contar que Lula é muito bem visto pelos presidentes “companheiros”.


Os E.U.A nunca tiveram uma relação muito amigável com os países sulistas do continente americano, e agora com seu novo presidente, sabiamente procuram atalhos para buscar esta “aliança” e finalmente serem bem-vistos por todos. A popularidade do nosso presidente é uma forma muito simples de Barack Obama iniciar uma “amizade” com muitos países sul-americanos. E com certeza ficar contra o presidente Lula não seria inteligente (mas também não precisa puxar o saco, ou precisa?).


Bom, acredito que Lula fará bom proveito desta amizade que está se consolidando, apesar de muitos defeitos, ele sabe ser um bom político, e conquistou um homem muito importante, em todos os sentidos no mundo. Só espero que não fique de “bola cheia” e estrague tudo, de uma forma ou de outra. Veremos em que fim isto vai dar.


Falando nisso houve outro rumor equivocado. Quanto a foto tirada no mesmo encontro, na qual Lula senta ao lado da rainha Elisabeth, muitos pensavam: Olha, a popularidade dele chegou até a monarquia. Pois, como já citei, foram pensamentos equivocados. Tem-se por “regra” que o chefe de um país com mais tempo de mandato sente ao lado da monarca, e não é escolhido a dedo quem mais a satisfez. Ou seja, o motivo de orgulho para os esquerdistas que se gabam pela popularidade do presidente pode baixar, pois tudo isso aconteceu apenas para seguir o protocolo.


Para quem lê este texto hoje, pode perceber que não tenho muitas queixas do nosso presidente, pelo contrário, ainda o elogio, mesmo que de forma meio acanhada. Mas não pense que as críticas acabaram. Apenas o cansaço me consumiu. Difícil repetir sempre as mesmas coisas, às vezes devemos usar o pouco otimismo que temos para diversificar, para que deste modo, as forças sejam retomadas, e no dia seguinte todo o pessimismo possa ser revelado novamente. A minha essência pessimista não acabou, então termino os tranquilizando. 

11 comentários:

  1. Gostei d+ do texto, é um assunto que me tem chamado muito a atenção e sincera mente muito me amendontra que o Lula ao invés de voltar se mais pra uma política social fique (como o país sempre esteve) mais ainda submetido aos interesses dos EUA, que pregam um livre comércio e os fins do protecionismo comercial agora fica a pergunta livre comércio pra quem ?

    Uma aproximação assim com certeza não pode ser analisada de forma banal como simples "amizade",o Brasil como disse é um posto estratégico já que américa latina tem elegido muitos presidentes de esquerda (Equador, Bolivia, Argentina, Venezuela etc) sendo assim esses países cada vez mas tentam uma integração afim de barrar o imperialismo norte americano e conseguir caminhar com as próprias pernas, somos a maior potência regional e com a crise financeira atual a tendência tem sido o afastamento desses países "subdesenvolvidos" da doutrina de livre comércio pregada pelos norte-americanos e o Brasil tem o poder dar as cartas decidindo se segue Chávez ou Obama, agora é esperar pra ver x)

    ResponderExcluir
  2. Nada é inocente no jogo político! Cada palavra, cada gesto, cada atitude são muito bem pensados em atos públicos como esse.
    Espero mesmo que o presidente saiba aproveitar essa "oportunidade" (se bem que não acredito muito não, essa amabilidade e admiração pra mim não passam de fachada a serviço dos interesses americanos).

    ResponderExcluir
  3. Com certeza é só fachada! Ainda mais conhecendo toda a história dos Estados Unidos com os países dessa região! E como já falei, e disse também o Ricardo: é esperar para ver! =]

    ResponderExcluir
  4. é, esse é nosso papel de pacatos eleitores: esperar pra ver, assistir aos nossos "representantes" agirem!

    =/

    ResponderExcluir
  5. Com certeza! Papel muito importante! Nós escrevemos, mas não temos uma grande influência sobre as pessoas. Gostaria que aqueles que têm esta influência fizesse o mesmo. Acredito que para mudar de uma forma "boa", digo sem uma atitude militar, somente se a população se mobilizar, e isto só vai acontecer a partir do momento que aqueles que podem transmitir este sentimento para as pessoas se agilizarem! Mas boa parte das mentes capazes de fazerem isto estão limitadas por grandes empresas, por grandes emissoras, editoras, e outros meios que não deixam que esta "rebelião" ocorra.

    ResponderExcluir
  6. Sim, escrevemos, e isso pode ser um começo para não sermos só espectadores.
    Estão limitas e tb talvez acomodadas!

    ResponderExcluir
  7. Engraçado como só estamos nós escritores do blog discutindo aqui!!
    EI SE ALGUÉM MAIS LEU OU LER O BLOG VAMOS FALAR TB!!!

    ResponderExcluir
  8. aos nossos queridos editores, não esqueçam de ver a comunidade x)

    ResponderExcluir
  9. certo! :D e a participação do pessoal é essencial! esta quinta-feira a princípio, teremos mais de um post!

    ResponderExcluir