23 abril 2009

Quase um editorial..




Com tanta informação, com escritores, colunistas e jornalistas escrevendo sobre diversos assuntos, sobre o que muitas vezes nem imagino em jornais, revistas e na internet, as vezes me pego pensando “em que um simples estudante poderia acrescentar?”. Não sei no que poderei acrescentar, nem mesmo sei se um dia terei ao menos um leitor cativo, mas sei que de alguma forma estou ajudando a construir algo novo, estou encorajando mais pessoas a deixarem de figurar apenas como platéia e começar a fazer parte (mesmo que pequena) de todo o processo, pensando a sociedade e agindo sobre ela.

Começamos com o projeto do subestação com essa idéia básica de “mostrar a cara”, para assinar nossas opiniões foi preciso coragem, afinal textos não são como palavras que podem ser desmentidas, uma vez publicado na rede não há como voltar atrás e sempre haverá alguém para dizer “mas olha você disse isso nessa época”, no fundo isso ate me instigou, ficar encima do muro nunca foi a minha.

Quando mostramos as caras e demos à opção para que outras pessoas dessem suas opiniões, ( e talvez batessem em nossas caras) conseguimos criar então discussões, possibilitando o crescimento de ambas as partes, absorvendo diversos pontos de vista. Ai mora uma grande diferença com relação a outros tipos de mídia, a internet é por natureza mais democrática é um meio de comunicação mais barato e com menores restrições.

Tentamos compreender a realidade em volta a fim de escrever melhor, um blog acaba criando mais leitores do que escritores, um país de leitores é um país em que mais dificilmente se proliferam as injustiças, o cidadão se torna consciente de si e de seu lugar na sociedade, podendo assim se defender melhor, e no fim o objetivo é esse apenas, o de defender-se de tudo que não depende da nossa ação direta. tudo elhor, e no fim es, se connseguirmos nó se conseguirmos normar um leitor estaremos  viemos, para mostrar a cara!o uma conduta erente e isso gera vontade de ler, de se

Os blogs tem esse caráter, essa essência mágica de dar animo, de dar vontade, de te colocar em uma situação de construtor, formador de opinião. Criar uma obra nova e tentar melhorar a cada dia, e como se te perguntassem "o que você deixará para o mundo ?"

Por essas e outras existe o subestação, não estamos aqui para ter medo, não estamos aqui para "catequizar" seguidores, estamos aqui para cada dia mais estarmos próximos do que se possa chamar de cidadãos conscientes.

11 comentários:

  1. Eu disse QUASE um editorial, porque afinal de contas nao fizemos juntos mas acredito que conjuguemos de opiniões ao menos parecidas o//

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Apesar de "pequenos", de não termos muita influência, e nem um grande público leitor, passamos nossas opiniões, dando a cara e sem medo. Com este objetivo estamos com o blog, e cada vez mais vamos adquirir leitores, e se não conseguirmos, mesmo assim continuaremos fazendo o que sabemos e o que podemos fazer: escrevendo.

    ResponderExcluir
  3. "Cidadãos conscientes", falou bem, Ricardo. Apesar de morarmos onde moramos (Brasil), com essa política mágica, o povo meio que sem consciência e faltando tudo que é de básico, talvez não seja utópico levar o conhecimento e a claridade de ideais às pessoas. Aliás, é disso que muita gente precisa!

    ResponderExcluir
  4. “em que um simples estudante poderia acrescentar?”

    Muito. Todas as pessoas tem algo a acrescentar, desde o gari até um professor doutor universitário. Porque todos estão inseridos na sociedade, tem suas experiências e, de alguma forma, constroem um pensamento para o que vêem e vivem.
    Por isso escrevo e incentivo outros tb
    =D

    ResponderExcluir
  5. Se pensarmos nas desinformações destorcidas que mais de meia internet publica apenas por publicar; se pensarmos em grandes mídia, que escrevem sobre um lado, apagando um outro, que de tão grande se esconde em tanto gritar; se pensarmos num mundo que uma língua descontruiu tal povo, que tal povo se desconstrui pela língua; se pensarmos nas palavras como forma de pregação ou como forma de idéias, ou como forma de expressão, ou sem forma alguma; se pensarmos que pordetrás de tanta cara estampada, tem uma máscara assustadora; se pensarmos que mais da metade da população do mundo não tem comida, ou não tem família, ou não tem teto, ou não tem terra, ou não tem miolos, ou não tem fé... se pensarmos que tem tantos que nem ao menos podem saber que são tantos aqueles que esmigalham o pão, o trigo, a terra...; se pensarmos que tem muitos com muito que não dividem; que tem poucos com muito-muito que não dividem; que tem muitos com pouco que dividem; que tem muitos com nada que dividem tudo aquilo que pensam. Se pensarmos que os muros erguidos frente a frente cada indivíduo só pode ser quebrado se pularmos por ele... se pensarmos que tem quem nunca leu, nem sabe ler...e quem mais injustiça prolifera, é os que mais sabem ler... cidadão menos? ler pra que? pra decorar a fé que move o sol ? deixemos para o mundo perguntas.... deixemos para o mundo a arte.... deixemos nossa coragem, de além-escrever... de sair as ruas e aos campos... de ver e viver essas pessoas.... que não entram na internet pra ler um blog legal como esse... que não estudam... e nem por isso não podem contribuir para o mundo como seres... eis um bom formador-construtor de opiniões mas não se esqueçam que o povo....ta nas ruas!!!!


    Tutameia
    www.tuta-e-meia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, muito bom , muit bom mesmo dá uma felicidade tremenda saber que estamos conseguindo gerar algum tipo de discussão.. valeu d+, e pode ter certeza que todos nós temos a acrescentar e coragem o//
    essa é a virtude das virtudes ;)

    ResponderExcluir
  7. olá, muito bom mesmo.
    sou editor lá do e-blogue, o que vocês acham da gente publicar isso por lá?
    seria muito bacana.
    meu e-mail é afoborio@gmail.com
    se houver interesse, mandem-me a autorização.
    é muito simples, basta mandar um e-mail dizendo, pode publicar o texto tal e enviar o referido em anexo.
    fico no aguardo, e mais, vocês são ótimos.

    sorte e luz.

    ResponderExcluir
  8. será que podee ?? hehehe
    é uma honra estar no e-blogue x)
    temos um link do lado direito pra quem quiser conhecer, é um blog que ajuda a divulgar as obras de nossos colegas blogueiros criando uma maior efervescência cultural com mais trocas de informação e etc, essencial pro desenvolvimento de uma mídia na internet que seja mais livre e realmente voltada pra nossa realidade o//
    valeu Afobório!

    ResponderExcluir
  9. olá.
    bah, vocês são ótimos, escrevem e promovem consciência, isso é blogosfera no poder!


    sorte e luz, sempre.

    ResponderExcluir