16 julho 2009

São tantas informações...

Não poderia falar de outro assunto se não a gripe A. Aliás, poderia sim. Sarney seria um assunto que está em pauta no momento, mas que o amigo Ricardo já comentara semana passada, então prefiro me poupar (e lhes poupar) de tanta tristeza.

Alguns meses para cá vemos uma nova gripe se espalhando pelo mundo de forma epidêmica, pandemia denomina-se. A mídia exalta a mesma como algo catastrófico – lê-se mídia brasileira – e não quero que pensem que não me preocupo, pois ao contrário é sim preocupante, mas não da maneira que estão expondo.

Todos os anos inúmeras pessoas espalhadas pelo mundo enfrentam aqueles chatos sintomas da gripe “comum”, aquela que conhecemos desde pequenos, que para muitos pode ser evitada com as receitinhas da vovó. Pois bem, novidade sempre gera pânico, a falta de informação aumenta esse pânico ainda mais, e nem quero falar da informação equivocada.

Para os mais leigos, melhor, diria apenas: para os desinformados, a nova gripe ou gripe suína ou até mesmo – agora com um novo nome para não “atacar” os pobres dos porcos que nada haver tem com o assunto – a Gripe A é algo aterrorizante que está se espalhando e fazendo centenas de vítimas mundo a fora. Informação por parte correta, mas o que muitos não sabem é que da mesma forma a nossa gripe “corriqueira”, velha conhecida, mata muitas (prefiro usar “muitas”, pois não tenho os dados) pessoas. Uma gripe sem os cuidados certos pode se transformar em epidemia e ser ainda mais nociva para crianças e idosos, cujo sistema imunológico é mais frágil.

Não sou doutor, não tenho a mínima vontade de ser e nem invejo quem o é, mas a informação que trago é apenas o que ouço e leio diariamente. Qualquer infectologista fala que este alarde é a maior besteira, precisamos nos cuidar, mas não deixar de viver por algo que com certeza é menos nocivo que outros vírus que nos tomam conta, principalmente no inverno.

Talvez esse seja um ponto positivo para o Sarney e sua turma, afinal toda a safadeza foi ofuscada por uma doença que nem precisaria de tanta atenção, mas quem faz a notícia é a mídia e nem todos são espertos o suficiente para filtrar e reconhecer o que é certo e o que é errado. Informação é informação, tudo pode ser mentira até que se comprove o contrário, até este texto pode ser uma bobagem, mas com certeza os leitores saberão filtrar tudo muito bem, pois há grande diferença dos amigos que aqui passam e daqueles que veem noticiário apenas porque esperam a “novelinha das oito”.

2 comentários:

  1. É exatamente isso que uma amiga minha que ta na argentina disse. É muito estardalhaço e poucas informações sérias e confiáveis. Aliás, lidar com informações é complicado, pois podem ser manipuladas, e com certeza a mídia faz isso muito bem.

    ResponderExcluir
  2. a novela da gripee
    iahsiuahsuiauhsa
    muito bom Marco e o sarney numa boaa
    vou estar no meio do amto uns tempos
    \o/
    me cubram aii galera
    com Deus

    ResponderExcluir