31 julho 2009

Mudando de assunto.

Não é ironia. Decidi mudar mesmo.

Quantos livros já leu este ano? Quantas vezes abriu o jornal esta semana? Pode citar alguma revista que costuma te entreter?

Pois bem, todos já devem saber sobre o que vou falar. Se não sabem ai vai: a leitura. Ler é saber já diziam alguns, a leitura é algo surpreendente. Abre o pensamento, acalma os ânimos, nos trás conhecimento e sempre é uma boa forma de passar as horas.

Ler não é “comer” livros, não é gastar fortunas com obras da “moda” e principalmente ler não é e não pode ser uma obrigação. Os principais motivos da leitura são a cultura e conhecimento que obtemos. Com certeza é isso que para muitos falta.

O Brasil não é muito conhecido pelo hábito de leitura, maioria da sua população não adquiriu esse costume, e embora muitos fazem de tudo para educar nossas crianças para mudar o futuro, ainda estamos longe de chegar ao ideal.

Poder discutir impondo nossas opiniões, ter opiniões, fazer valer aquilo que pensamos filtrar as “impurezas” das informações, são coisas que a leitura nos proporciona. Incentivar a leitura deve ser prioridade no ensino e talvez possamos esperar por um futuro melhor.

Viva a leitura, viva aos leitores, viva aos escritores e viva aos blogueiros que tentam a todo custo trazer algo que alimente a fome do saber.

Uma semana ao menos sem dar espaço a quem não o merece no blog. Chega dessa brincadeira com nosso país.

5 comentários:

  1. Gostei muito do que disse a respeito da leitura não poder ser uma obrigação. Porque tudo o que é só obrigação acaba sendo chato e perde-se fácil o interesse. Por isso muitas vezes as escolas ao invés de estimular a leitura acabam por desistimular se transformam algo que poderia ser bom, um prazer, em mera obrigação.

    Ler é ótimo. Mas é importante saber também dialogar com o que se lê, não acreditar só pq está escrito, ter uma visão crítica.

    =)

    ResponderExcluir
  2. eii, o ultimo texto ilustra bem as dificuldades que a não leitura traz.. vi muitas pessoas emitirem um discurso "televisivo" sobre o assunto da PEC, o povo esta tão preocupado com a redução da jornada que não parou pra pensar um segundo que se o Brasileiro ficasse mais tempo na escola e menos tempo trabalhando de forma alienada e forçosa estaríamos ricos e felizes ganhando dinheiro de patentes de remédios e coisas do tipo... mas o discurso televisivo é mais forte e a patente fica pro estrangeiro e a gente por não saber ler trabalha 8 horas e repete o que escuta!
    =z

    ResponderExcluir
  3. ih, pode crê!

    mas, sinceramente... confesso que aprendo mais ouvindo quem lê do que só lendo.

    concordo com a Gaby quando diz q só lê não serve, precisamos de diálogo. Eu não preciso ler de tudo, posso simplesmente ler sobre o que gosto, conversar com pessoas que gostam de ler outros assuntos, conversamos, trocamos idéias e cada um fika com a carga de quem leu ambos. Economia de tempo e aprendemos de tudo.

    seria a idéia???

    acredito nessa idéia. Amo conversar com pessoas altamente experientes. Idosos, pra lá de 40 anos são meus prediletos. Neim pisco. Aprendo demais com essa geração. Vemos as vezes absurdos que dizem e fazemos diferente, ou ouvimos conselhos de quem viu q antes não deu certo e nos ensinam pra darmos certo no futuro. Geralmente quando não ouço meus pais e avós quebro a cara.

    As vezes não preciso quebrar a cara para aprender que tal atitude vai me levar pro buraco. Observo as atitudes dos outros. Ler nos faz mais experientes. se todos lessem, não precisariamos ler por outros. Numa simples conversa descobririamos Machado de Assis as gracinhas de Romário.

    Conversar, dialogar, conhecer, ouvir o que os outros tem a dizer é a verdadeira leitura: DA VIDA.

    fui confusa? geralmente o sou... desculpas.

    ResponderExcluir
  4. Imagina, muito bem colocadas tua ideias. O que tu diz tem muito a ver.
    Concordo com o que tu disse também Ricardo.
    Obrigado por prestigiarem o texto! \o/

    ResponderExcluir