17 setembro 2009

Em semana farroupilha no sul, o Brasil mostra seu armamento...


Esta semana me permiti voltar a por em pauta a política no meu texto. Talvez seja apenas esta semana, talvez perdure durante algumas outras, depende de como andará esse velho mundo. Preciso confessar que fica difícil escolher um assunto específico, como gaúcho teria o pedido de impeachment da nossa governadora, os protestos do CPERS entre muitos outros, mas prefiro ressaltar outros assuntos que tenham mais interesse aos nossos queridos leitores, que em sua maioria, acredito eu, não são aqui do sul.

Pois bem, estamos armados. Nem Deus sabe quando estaremos de fato armados, mas pelo menos o senhor de Brasília tomou providências para “engrossar” nosso estoque bélico. Ai, ai, como seria bom se a notícia parasse por ai, seria agradabilíssimo se pudesse apenas falar: nosso presidente quer defender o país. Mas sendo eu, é quase impossível o nome de Lula não vir seguido de algumas críticas.

Entendo como é importante a proteção do país, como é importante que mantenhamos nossa Amazônia segura, nossas terras seguras e agora nosso “pré-sal” seguro. Apesar de sermos um país da paz, não estamos livres de nações interessadas em nossas riquezas, assim como há muito, muitas se interessaram e por falta de defesa, nos levaram tudo que puderam (já não foi de mais?). Tudo é de fácil compreensão, principalmente esta intenção nobre do presidente nos defender, mas será que isso é possível com as nossas últimas aquisições? Primeiro: a França demorará anos para nos entregar os submarinos, algo em torno de 6 anos, e mais de 10 para a entrega do submarino nuclear. Segundo: será que as aquisições feitas pelo presidente são realmente a melhor escolha? Com certeza os países que podem nos ameaçar têm armamento muito mais avançado do que essa “velharia moderna” que compramos. Terceiro: como a decisão da aquisição foi tomada? (essa é uma informação que me falta) será que o presidente apenas escolheu o mais bonitinho? Somos da paz, e acho que deste jeito continuaremos da paz, ou lutaremos como ato de sacrifício, com morte certa. Seria uma briga, que, assim como os índios de Cabral, lutaremos com arco e flecha em punho.

São anos esperando por um armamento xucro, um armamento que de nada nos adiantará. Não podemos entrar na guerra pela metade, se quisermos entrar, precisamos calçar as galochas empunhar as armas e ir à luta com todos nossos recursos. Penso quanto o senhorzinho do Planalto estaria levando na compra deste maquinário bélico.

São coisas sem fundamentos, são atitudes sem perguntas, são enganações sem explicações. E o pré-sal tanto falado, trará frutos para daqui quinze anos quem sabe, onde carros elétricos estarão em alta com certeza. Veremos se o petróleo estará tão em alta o dia em que os frutos estiverem maduros. Provavelmente nossas armas servirão apenas para defendermos nossa água, e esta com certeza teremos que agarrar com tudo, e não serão alguns submarinos enferrujados que nos defenderão de nações sedentas.

Que este fique registrado, que daqui há alguns anos possa ver o quão errado eu estava, pois se não estiver não sei se vou querer ler em quinze ou vinte anos.

**Escrevo tão indignado, pois escutei na rádio que um jornal francês publicou uma reportagem caçoando da velharia que o Brasil comprara. E acredito, apesar de ser leigo no assunto, afinal quando nosso dinheiro é bem gasto neste país?

12 comentários:

  1. "muitas se interessaram e por falta de defesa, nos levaram tudo que puderam" Pra falar a verdade nunca fomos atacados por país algum, quer dizer na guerra do paraguay brigamos e vencemos e matamos 90 p cento da população do paraguay afundando por mais de um século este país... é nisso que dão as guerras e não acredito que uma nova guerra seja provável e mesmo que aconteça não seria com uma nação de pequeno porte, pois nação nenhuma teria coragem de atacar o Brasil tendo em consideração nossas influências... ou seja... objetivamente falando esse submarino não serve pra nada se alguém acha alguma coisa diferente que se manifeste pois essa é a minha visão : uma besteira, um roubo, a propósito a família do Lula deve ter comprado recentemente outra mega fazenda no pará ahh e outra coisa ... engraçado comprarem submarinos pq o único povo que o exercito desse país ja combateu com êxito foi o seu próprio!!

    ResponderExcluir
  2. será que a pretensão do nosso presidente é ir comprando arminha por arminha até um dia ficar como seu vizinho grande ??
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ia ser preciso aii uns 200 anos nesse ritmo..
    o que estamos querendo mostrar ?? e pra quem ??
    esse tipo de burrice devia dar em algum tipo de processo por mal uso de um dinheiro que deveria ser utilizado pra um povo que passa fome !!
    ri-dí-cu-lo.. enquanto a maioria das nações caminha em outro sentido... ahh não ser é claro que o Brasil queira ser uma espécie de Irã ou Coreia do norte sei laa nee iauhsiuahsiuasa
    o jeeito é rir, do meu dinheiro indo embora pra frança o jeito é rir do jornalista francês rindo da gente !!
    ahh mas em 2012 tem copaa e 2016 também, e aii já que não sabemos pensar nós tentamos mostrar que temos força (submarinos velhos) e se não der certo ganhamos os jogos.. ai tudoo beem, o Brasil volta a ser o GRANDE FORTE E BURRO DA SALA DAS NAÇÕES, ALIAS, NEM O GRANDE FORTE E BURRO, AQUELE SEGUNDO CARA, O QUE SEGUE O MAIORZÃO E COM MENOS MASSA ENCEFÁLICA (EUA) ENQUANTO A EUROPA COM TODA SUA POMPA SE SENTA NO CANTO E COM SUA INTELIGÊNCIA VENDE PARA NÓS AS VELHARIAS..

    ResponderExcluir
  3. Me refiro aqueles que levaram nossas riquezas quando encontraram essas terras. Com certeza os submarinos não servem pra nada, é um roubo, certamente o Lula deve te levado uma boa comissão. As copas não são em 2012 nem em 2016, estes são os anos das Olimpíadas. hehehe mas os comentários eu apóio. Povo burro sem cultura, sem história. E eu, graças a história gaúcha tenho o que comemorar. "Povo que não tem virtude acaba por ser escravo." Conhecem o hino rio-grandense? Este é de encher os pulmões de orgulho. Abasteço minhas esperanças nesta terra que eu amei desde guri! Com tudo isso, ainda tem gente aqui no sul lutando contra nossa governadora, a incriminando, a única em muitos anos que conseguiu o défcit ZERO aqui!!! Povo medíocre! Quero ver fazerem isso com o Lula, povinho alienado, esta é a verdade!!! Ahhh, a política voltando a correr nas minhas veias, a revolta vem com ela...já estava com saudade! hehehe Valeu pelos comentários Ricardo.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou brasileira, não sou burra, tenho cultura e tenho história. Acho que é meio reducionismo dizer isso do "povo", quem é o povo? Sem esquecer que todas as regiões do Brasil tiveram sim histórias de lutas (Canudos, Inconfidencia Mineira, Trombas e Formoso, Guerrilha do Araguaia, Movimento dos seringueiros no Norte, entre outros, que só me lembro desses agora).

    Pois é, falando nisso de pré-sal (que é uma das principais justificativas para o armamento), até uns tempos atrás o biodísel, o alcóol (combustível...huahauha) era o "assunto", tava direto na boca do Lula. E agora que descobriram mais petróleo, aonde foi parar a "energia limpa", a preocupação com o meio ambiente, efeito estufa, o discurso de sustentabilidade? .... Como muda-se fácil de interesse!!!

    Acho que essa preocupação toda com armamento é desmedida. Até porque isso de invadir o território de um país para explorar suas riquezas e potencialidades não acontece atualmente. Hoje a coisa é mais sutil: ta cheio de estrangeiros com propriedade particular na amazônia, a Nestlé (empresa suíça) já explora fontes de águas minerais no país, o Brasil tá lotado de multinacionais e transnacionais tirando o máximo que podem da mão de obra, dos recursos, do que podemos oferecer. Será que vai ter um precinho especial do petróleo para os "amigos" franceses?

    Soberania não é ter armamentos, ainda mais irrisórios como esses. Antes de tudo é ter conhecimento, capacidade, esses submarinos e aviões poderiam estar sendo construídos aqui, porque não se investiu esse dinheiro em pesquisa e tecnologia? Porque importar o que poderia ser pensado e gerado dentro do nosso próprio país? Isso serve não só para armamentos, mas para tudo o mais que depende de conhecimento para existir.

    Além do que, isso de fortalecer as forças armadas assusta (mesmo com a desculpa da soberania nacional), sabe-se lá no que isso pode dar...

    ResponderExcluir
  5. Gabi, primeiro, não quis dizer que o povo é burro, sem cultura (não de modo geral), quis mais é mostrar que se há alguma coisa pela qual me orgulho hoje é pelo meu rio grande, pois do Brasil não sobra nada. E o que tu falou sobre investimento aqui dentro para produção tanto de armamentos como de tantas outras coisas é verdade.
    Com certeza fortalecer as forças armadas assusta, até porque, como estão dizendo isso inicia uma corrida por reforço bélico na América do Sul. Viram a Venezuela? Pois é meus amigos, sabe-se lá onde isso vai parar.

    ResponderExcluir
  6. "pois do Brasil não sobra nada", peraíi não é bem assim, vejo que cada estado ou região tem sua história e potencialidade, afinal o que é o Brasil senão a junção dos estados, Rio Grande do Sul não é Brasil tb?

    Então, assusta tb pelo fato de isso, sabe-se lá, poder se voltar contra nós civis mesmo, afinal ninguém pode garantir controle total sobre as forças armadas, ainda mais com ela mais armada ainda.

    Bom assunto esse!!

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez corrigindo tua interpretação Gabi. Para mim, do Brasil pouco sobra para orgulho, isto foi o que quis dizer. Há muito pouco no Brasil que consigo dizer: tenho orgulho disso. Portanto orgulho-me do RS.

    É, tem mais isso, já penso se as forças armadas apóiam algum presidente louco que queira nos implantar algum outro sistema? (o presidente já temos) hehehe
    Assunto de bastante discussão sim.

    Obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir
  8. Sim, mas é que parecia q estava menosprezando as outras regiões do país, por isso fiquei insistindo nessa questão.
    =)

    ResponderExcluir
  9. Sim, sim! Não, não as menosprezo, mas com certeza me orgulho do meu Rio Grande, assim como tu deve te orgulhar da tua terra. A única coisa que quis dizer é que o Rio Grande do Sul, pra mim, traz muito mais orgulho do que o Brasil de forma geral.
    Entendidos? :D Comentários muito bem dispostos, gostei das opiniões! :D

    ResponderExcluir
  10. Até mesmo porque nem todo gaucho é viaado....
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    brincaderiiinha =p

    ResponderExcluir
  11. Deve te mulher sobrando aqui então! :P
    Descabida.
    Nem todo nordestino e carioca é vagabundo, nem todo índio é vagabundo, nem todo .... inúmeras confirmações a serem feitas aqui. (claro que ironicamente).
    A única diferença é que não teríamos nascimento se a afirmação sobre nós estivesse certa! O resto ainda em estudo! :P

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkk

    Só vou rir, pq depois de tudo que li vem uma brincadeirinha dessa. huaihiuahuiahahuhauha

    Ricardo e Lula tão de sacanagem!

    ResponderExcluir