25 setembro 2009

Honrados recebemos também a carta ao CQC...

Olá pessoal do CQC.


Venho por meio de este apresentar a indignação dos estudantes da Universidade Estadual de Goiás (unidade ESEFFEGO).
O MEC há dois anos a trás informou à nossa universidade de que a quantidade de professores concursado estava inferior a mínima exigida para se considerar uma instituição apta a lecionar como instituição de ensino superior. Fizemos uma greve no ano de 2007 para que nosso reitor (eleito de forma ilegal já que não poderia mais estar na instituição) acatasse nossas reivindicações que eram de: melhorar a estrutura da universidade; efetuar o pagamento dos professores em dia (alguns atrasaram sete meses) e abrir o concurso para que os professores contratados pudessem ser concursados e desta forma executarem seus deveres com tranqüilidade e qualidade (legalmente aparados pelos direitos de professor concursado). O nosso governador nos prometeu estas conquistas e então encerramos a greve.
Infelizmente como sabemos a maioria dos políticos neste país só nos enganam e pensam que somos bobos!
A UEG é usada como palanque político desde sua criação. É uma universidade que todo político cria uma unidade no interior do estado e desta forma usa este ato para anunciar seus feitos políticos e arrecadar votos, o que a população não sabe é que os cursos são deixados de lado e não possuem estrutura física e muito menos financeira para sua existência, ficando assim os alunos jogados ao vento e os políticos bonitinhos ganhando voto da população que desconhece o que está acontecendo por de trás dos bastidores.
Hoje lutamos desesperadamente para alcançarmos a comunidade e mostrarmos o que a instituição que um dia já foi uma das melhores do país e ensinou gerações (da minha família eu sou da terceira geração) está como umas das piores e os próprios vestibulandos e seus pais desconhecem o que está acontecendo.
Após assistir ao programa de vocês percebi o potencial que temos de alcançar o que desejamos e até mesmo conversar diretamente com quem nos engana e tapeia a sociedade.
Este é o apelo de um jovem que estudava em uma instituição particular e que transferiu para uma instituição pública pensando ter realizado o sonho de estudar em uma instituição de respaldo nacional e hoje percebeu que esta, está prestes a acabar por descaso dos nossos governantes.
Estudamos quatro anos e agora estamos prestes a não recebermos nosso diploma!Serão muitos os prejudicados.
A mídia não comparece aos nossos pedidos de ajuda a não ser no dia 25 de setembro de 2009 que decidimos fechar a principal avenida de nossa cidade (Goiânia), ferindo assim os interesses de inúmeras pessoas para que pudéssemos ser ouvidos e percebidos.
Espero que leiam esta carta e entrem em contato conosco, pois hoje os estudantes (futuro do nosso país) estão sendo deixados de lado e quem sabe um dia isto não poderá acontecer com o filho ou parente de um de vocês.
Assisto sempre que posso ao programa de vocês e gosto muito do jeito que vocês estão tratando o humor no Brasil, ajudando inúmeras pessoas e mostrando ao povo brasileiro como devemos lutar pelos nossos direitos.
Parabéns CQC, nós torcemos para que este pedido seja escutado!!
Um grande abraço a todos do programa!
Fica aqui o registro da indignação dos estudantes do Estado de Goiás.

Lucas Rocha Costa (4° período vespertino) UEG –ESEFFEGO Educação Física

11 comentários:

  1. Se der certo, se o pessoal do cqc responder,
    me avisem!!!!
    =)

    vou tentar divulgar na lista de e-mail do blog
    mas é bom constar q meu tempo tb anda muuito escasso
    só pq é por uma boa causa!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Se der certo me avisa também! O pessoal do CQC vai escutar e vão ajudar! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Boa! Vou divulgar no Twitter do diretamente para Marcelo Tas! Essa ferramente da internet é mais uma força para que o pessoal do QCQ consiga ver

    ResponderExcluir
  4. Se eu fosse do CQC eu diria que esta carta é um exemplo de que a causa da UEG é perdida. Se um estudante de nível superior não consegue articular suas idéias em português é um sinal, inequívoco, de que esta instituição de ensino não cumpre o seu papel, ou que este estudante tem ocupado muito de seu tempo em piquetes e pouco com os estudos. Além de bons professores, bons alunos podem mudar uma instituição, afinal estão em vantagem numérica. Lucas, além de aprender a escrever vc tb precisa aprender a contar. A UEG fez 10 anos, logo matematicamente vc não poderia ser a terceira geração da sua família a estudar nesta universidade. Mas é isso né?! A quem não tem o que dizer, só resta mesmo fazer sinal de fumaça, mesmo que às custas de pneus queimados na rua.

    ResponderExcluir
  5. Não vejo que uma causa é perdida apenas por alguns erros de português, que podem ser perfeitamente corrigidos. E se uma pessoa não tem tanta desenvoltura com a escrita, isso não é motivo para desmerecer suas idéias. E se um estudante chega a universidade sem dominar bem o português, o problema não é só a universidade, às vezes nem o próprio estudante, mas todo um sistema de ensino que é doente em nosso país, justamente pelo descaso político. Desqualificar quem toma alguma iniciativa, a menor que seja (mesmo com os erros de português), só contribui para piorar ainda mais a situação.

    ResponderExcluir
  6. Os mínimos erros passam despercebidos quando a causa é muito maior. Muitos de nós falamos, reclamamos de muita coisa, mas poucos tomam (não por falta de vontade) alguma atitude que dê resultado. Está de parabéns, e com certeza não é uma causa perdida, quem dera se todos tomássemos atitudes que pudesse trazer algum resultado.

    ResponderExcluir
  7. Em 1 lugar Anna que só se identificou como Anna... O lucas coloca seu nome inteiro e tem coragem, isso já o diferencia bastante.

    em segundo lugar não achei que as ideias estejam mal articuladas sendo mais importante o objetivo final do qualquer besterinha de pontuação ou coisa do tipo.

    em terceiro lugar voce deveria estar mais bem informada pois a esefego existe muito antes da ueg

    em quarto lugar, todos nós sabemos a precariedade desta universidade e sinceramente eu acredito que fazemos poucas manifestações

    e em quinto lugar ... é por causa de gente assim como voce ANNA, conservadora e que desmerece o movimento estudantil que se perpetuam tantas injustiças nesse país, afinal é melhor mesmo ser covarde não é!? Ficar calado e temer que uma conservadorazinha qualquer desmereça seu texto !!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns para o Lucas por ter essa iniciativa. Esperamos que o CQC dê uma força pro pessoal da UEG. Se queimar pneus não der certo, o jeito vai ser queimar outras coisas.(>/ muahaha)

    Enquanto ao comentário da Anna, Gabi e Ricardo, já falaram o bastante. O importante é se comunicar, os erros de português são ruídos que podem dificultar o entendimento, mas acredito que não neste caso.

    Entendo um pouco o Lucas, meu curso na UFG estava enfrentando a mesma dificuldade com poucos professores mestres e doutores. Graças ao coordenador do curso que está dando seus "pulos" a situação vem melhorando.

    A universidade que tem como função a produção do saber e do conhecimento visando o desenvolvimento e igualdade de oportunidades é deixada de lado por nossos governantes, só nos leva a certeza que Cidim nunca mais. hehehehe

    Farofa ae pessoar!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei impressionada com esse comentario maldoso da Anna. Que coisa horrivel!!! Que moça mal resolvida. Erro de portugues??? Me poupe, o mundo é bem maior que isso.
    E Anna, seu comentario me parece despeito (apelei tb!!!) Sinto muito de maltratrar assim, mas é que vc veio flar no lugar errado.
    Aqui so tem gente de bem!!
    To com a UEG, to com o Blog Substação. E fiquei maravilhada de ver estudantes na rua, de ver q o pessoal da UEG veio de Anapolis a Goiania, a pé!!
    Vou torcer para que com a ajuda do CQC as coisas melhorem!!!
    Adoro vcs, estava com saudade!!

    Anna, se puder, corrija as virgulas, acentos e palavras erradas do meu comentario?!!!

    ResponderExcluir