08 outubro 2009

..aos tolos como eu...

Sobre nosso inspirador vídeo que foi postado semana passada por Gabriela Domiciano. Tal vídeo que somado a algumas outras inspirações me fez refletir. Tanto fingimos saber, mas pouquíssimo, diria quase nada sabemos a respeito. Todo dia nos confrontamos com tempestades de reportagens que jamais queríamos ver, escândalos que preferiríamos esquecer e pessoas as quais não precisariam existir.

São tantas coisas erradas na sociedade, mas a relatividade do errado nos deixa perdidos em meio aos muitos enganos. Todos sabem, mas poucos fazem algo a respeito, e então será que ainda há esperança?

Na TV são mortes, roubos e tudo mais, jornal não passa por diferente, afinal são todos os meios noticiando algo em comum, apenas uma parcela de todo o MAU que nos cerca nesse mundo de loucos. Loucos talvez sejamos nós que perdemos tempo reclamando de tudo que acontece ao nosso redor, enquanto os “certos” relaxam com uma cerveja gelada e assistem a uma partida de futebol, ou prefere uma novela?

INDIGNAÇÃO, palavra certa para descrever meus sentimentos. Não pensemos que o MAU (isso, deve ter destaque quantas vezes se fizer necessário) está apenas em Brasília, nas favelas do RJ ou na puta que o pariu, ele está em todo lugar, nos cerca, nos embriaga, nos destrói, ELE está aqui.

Algum dia algo irá mudar? Já vimos alguma história em quadrinhos, filme ou mesmo a porcaria de novela que todos assistem sem um vilão? Impossível. O herói não existiria sem vilão, é esta a base do enredo de qualquer história infantil ou filme para quem já tenha maioridade. Pois a realidade é diferente. O vilão faz sua parte sim – mata, rouba, tortura, rouba, mata, tortura –, sem ordem, sem vergonha, sem medo. A diferença é que o herói esconde-se ou simplesmente não existe.

O MAU é essencial. Tudo bem, talvez não seja, mas é indispensável e não por opção, é indispensável porque jamais conseguiremos dispensá-los de nossas vidas, mesmo querendo. Seja hoje ou daqui a cem anos, uns roubarão, matarão enquanto outros assistirão e sofrerão. Ah, ainda existem aqueles poucos heróis, que continuam se omitindo, desvalidando todo o poder que têm. Nada vai mudar, o enredo será o mesmo sempre, apenas os personagens mudarão, assim como as novelas “Shakesperianas” que todos sabem o começo, meio e principalmente o fim.

Abraços aos tolos como eu que vivem nessa desgraça.

3 comentários:

  1. uou, que revolta, é tenso mesmo, mas só de tentar fazealguma coisa já somos seres melhores que pelo menos tem um pouco de noção do real papeldos individuos na sociedade
    massa x)

    ResponderExcluir
  2. O mundo é mesmo um grande caos
    e não acho q já tenha existido ou existirá um herói que magicamente mudará tudo, igual em filmes, a responsabilidade é nossa mesmo
    mas o q a gente pode é mudar a própria realidade e tb das pessoas que estão próximas

    ResponderExcluir
  3. É, as vezes bate a revolta mesmo. É complicado e muito tenso! O problema é que tentar não é o suficiente, as vezes se tenta muito e nada acontece, acabamos desistindo de fazer algo. Por tudo e muito mais que somos tão individualistas, porque certamente o conjunto não funciona no meio dessa gente. Sei lá o que falta. De certeza só tenho que nunca conseguiremos consertar isso.

    ResponderExcluir