24 maio 2010

Morrer em vão

Os bons corações acreditam na humanidade, os moderados são falsos mas ajudam o próximo e os maus enxergam a verdade e á usam em seu favor.

Acredito ser desse meio, dos moderados, sem ter ilusões, ter fé na humanidade pra mim parece algo ridículo, sem fundamentação pensar que o homem é por natureza bom, prefiro Hobbes a Rousseau, prefiro uma verdade bem contada que uma mentira cheia de adereços. As pessoas se assustam com Hobbes e Maquiavel, com Nietzsche e outros mais, se assustam pela sua completa falsidade ou ilusão, mais falsidade que ilusão é verdade. Conheço poucos iludidos, são na sua maioria comunistas, comunistas de coração, mas a fé nos livros vermelhos costuma durar pouco e logo o poder corrompe as engrenagens do amor. Marx se torna um meio para receber títulos e um bom vencimento em faculdades e sindicatos, no fim é a ferramenta para uma vida alternativa na academia, aliando hipocrisia e conforto.

Já os que não são iludidos, os falsos, somos nós que conservamos, os conservadores, que fingimos estar fazendo algo dando dinheiro para o “criança esperança” cegando nossos olhos para a justiça e para o instinto carnívoro do homem, acreditando em Rousseau e em leis. Somos os piores, nazistas são assassinos declarados e por isso perseguidos, somos assassinos ocultos matando africanos de AIDS e chineses em manufaturas, somos piores, muito piores, somos medíocres.

Mas o que fazer? Sinceramente acredito que a resposta seja nada! Não há nada a fazer, talvez não optar por ser um consumista louco já seja um caminho, talvez tentar enxergar as coisas sem o véu da mentira seja também útil. Ter coragem é primordial, coragem para dizer o que pensa e estender a mão para quem está perto, mais do que isso é ilusão, é dar murros em facas afiadas.

Um amigo Marxista me diz sempre que o Marxismo é cientifico, um grande amigo, com um peito enorme para crer na humanidade sem medir palavras e atos. Hora, esse é justamente o problema, o Marxismo é cientifico, um modelo ideal, racional para seres irracionais para animais movidos por instintos, por paixão, por fama, poder e dinheiro.

O capitalismo é irracional, um sistema degradante e desigual e por isso tão forte! Tem sua força no inconsciente humano, hora o que são os cursos de publicidade se não escolas de ensinar a enganar o inconsciente? Fossemos seres racionais a realidade seria outra, como disse Aristóteles o bem comum é a lógica em si, hoje te ajudo amanha você me ajuda, não existiriam bancos e as pessoas não andariam sozinhas nos carros, o que é a maçonaria se não uma grande organização que prega a cooperação mutua? Por isso maçons são ricos, por isso os pobres que são desunidos pagam duas vezes o preço de uma cama que custaria duzentos reais, pelo simples fato de não ter quatro amigos que cooperem entre si e emprestem cinqüenta cada.

Não é uma matemática difícil de ser feita, o problema e que não agimos segundo a matemática, queremos ser melhores e com esse intuito acabamos por ser iludidos pelos que estão no topo, os mais espertos, os que sabem como funciona o sistema, os operadores, os "malvados" Srs de terno conscientes do preço do dinheiro.

Uma historia rápida (que todos conhecem) para ilustrar como a humanidade nunca foi racional: Primeira guerra mundial, a Europa se destrói, vira um campo aberto de cadáveres, Marcel Duchamp mostra em suas obras como toda a tecnologia e nacionalidade não serviram pra nada, todos acreditam que nunca mais algo parecido iria ocorrer.

Segunda guerra, pior ainda que a primeira, pessoas são escravizadas e queimadas em campos de concentração, a guerra acaba e a ONU é criada para estabelecer a paz mundial, o mundo esta no alvorecer dos pactos de paz e direitos humanos. Guerra fria, bombas que poderiam destruir a terra são criadas, justo por aqueles paises que participaram dos pactos pela paz, pelo julgamento justo dos crimes de guerra em Nuremberg ocorridos na segunda guerra.

Eu só queria ouvir dizer de alguém que pudesse me explicar em termos lógicos que a humanidade poderia ser diferente, expliquem me o bem, porque o mau é muito óbvio embora disfarçado pelo Direito, pelos tratados e pelas novelas. Talvez acreditar no mau seja o começo para recobrar a consciência, fazem mais de duzentos anos que a bandeira da bondade humana, da revolução baseada em Rousseau tremula sobre nós e foram os anos mais cruéis de todos os tempos, uma mentira bem contada mata mais que as verdades dos filósofos pessimistas.

A democracia representativa é o maior trunfo da manutenção do poder já idealizado na historia, não é preciso mais levantar a arma, o estado faz isso pelo capital dos comandantes, e se o estado é de "todos" a culpa não é de ninguém, é do "bandido" que quebrou o contrato!

Nesse contexto, roubar é um ato de dignidade, defender sua dignidade, lutar pelos seus direitos, seu direito de ter uma casa e dar uma escola para seu filho, passe no primeiro banco e faça um vale, pegue do estado o que esta garantido constitucionalmente, afinal esse é o contrato! Não existe bom ou mau, é só a selva, o instinto, não há lógica, é um jogo e ganha quem tem ousadia e é esperto, lute pelos seus, mais que isso é morrer em vão!

4 comentários:

  1. "(...)Lute pelos seus, mais que isso é morrer em vão!"

    Adorei. Sabe que tenho algumas divergências com algumas posições, mas ficou muito bom. Parabéns. Afinal, é realmente o que você pensa.
    Só acho que se você se disposse a ler um pouco mais do velho barbudo alemão algumas de suas dúvidas seriam minimizadas.
    A luta continua!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Para acomodados é muito fácil perder a esperança, parar de entender as coisas, não comigo. Sei que a luta pelo entendimento é ininterrupta, porém ininterruptamente tentarei encontrar lógica para tudo isso. Pior é quem não tem capacidade de pensar. Nunca acreditei muito em bom e mau, é tudo muito relativo, e digo isso não como algum pseudo-inteligente, digo isso porque de fato, é tudo muito relativo. De fato o estado quebra todos os dias o tal contrato e isso ninguém vê como "todo o mau". Gostei do texto.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Não penso que o ser humano (e em conjunto a humanidade) seja bom ou mal. Porque o conceito de bom e mal são criados pela gente, pela própria sociedade humana, não existe naturalmente bondade e maldade.

    Mt pertinentes as reflexões, tem dias que quebro a cabeça com esses tipos de pensamentos tb, e o que mais me preocupa não é nem morrer em vão, mas a possibilidade de estar vivendo em vão.

    ResponderExcluir
  4. Viver nunca é em vão pra mim, sou muito apegado ao mundo terreno =p o problema e morrer, morrer sem motivo deve ser péssimo, tem que ser uma coisa meio martire olha que lapide bonita "fulano morreu lutando.." mas o foco nem é esse, acho que a questão central nao é a do bom ou do mau mas da racionalidade e da irracionalidade, não defendo que o homem seja bom ou mau, mas apenas irracional quando se trata da organização em sociedade, ate porque a unica razão é pra mim a luta ininterrupta pelos ideais sejam eles quais forem, isso coroa a vida! faz dela mais do que passar dos dias, seja seu ideal ganhar um milhão ou ajudar os pobres da africa, mas é preciso um ideal, e melhor que seja ajudar os pobres da africa ne!? so nao pode ficar no meio do caminho, isso é mediocre ! é pra classe media ( embora eu faça parte dela) e pra quem pensa como classe media! valeu pela leitura gentee, ja tava filosofando aqui =p
    abraços

    ResponderExcluir