28 maio 2010

A nós é IMPOSTO.

Sinceramente, eu gosto de pagar impostos. Não gostar do modo mais literal da palavra, porém entre todos os males é o menor. Apesar de grande potencial de julgamento que tenho, não julgo o Brasil por sua carga tributária. Sonegar e reclamar pela grande carga tributária todo mundo faz, porém poucos enxergam a suma importância desses tributos. Não posso dar uma de bom moço, e omitir que por muitas vezes sonego imposto, porém concordo com as cobranças. Os preços são absurdos, de fato; é caríssimo comprar, por exemplo, um software original, um cd ou DVD, ou tantas outros objetos que buscamos no dia-a-dia. Entretanto nada se faz sem um bom recolhimento de impostos. Normalmente, se alguma equipe de reportagem, se dirige à um supermercado fazer uma reportagem sobre os tais tributos pagos pelo consumidor, a única coisa que escutaremos dos contribuintes são reclamações. Reclamações sem fundamento, apenas partindo do princípio de pagar menos. Concordo que as coisas são caras, isso não se tenha dúvida, porém não vejo necessidade de diminuir os impostos. Dentre todas as mudanças necessárias a diminuição de tributos não é uma delas.

Problema

Como tudo não é um mar de rosas, teria eu que reclamar de alguma coisa, acredito eu com razão. “O Brasil é um dos países que mais paga impostos.” – mentira. É de fácil circulação esse tipo de afirmação, pondo o Brasil como um país muito mais injusto do que a veracidade de sua injustiça. Países de primeiro mundo, tem uma porcentagem de arrecadação parecida se não maior que o Brasil, e isso os auxilia quanto ao seu posicionamento de desenvolvimento. O dinheiro não nasce em árvore, não aparece por mágica e, muito menos, caí do céu. O governo precisa dele para cumprir com seu papel. Então se o problema não está na quantidade da arrecadação onde está? Digo à vocês – com certeza ninguém precisa de mim para dizer isso, é tão óbvio que apenas os mais leigos lerão esse textos e serão surpreendidos - está na distribuição. É muito fácil impor taxas para todo o lado. Recolher é uma arte fácil de ser tramada, o problema é saber distribuir; o grande vilão da qualidade de vida, é o retorno que o imposto pago nos trás. Ao contrário do que acontece aqui no Brasil, países de primeiro mundo, com grande quantidade de tributos, transferem boa parte do que lhes foi pago em benefícios à população. Muitos países não têm escolas particulares, as públicas são espetaculares; são esses mesmos países que dão atendimento médico de qualidade ao povo, pois é, difícil de acreditar. Duvido que algum brasileiro já tenha se imaginado indo à um posto médico e sendo atendido de forma melhor, impossível, sem desembolsar um real. Duvido.

Solução

Primeiramente, é impossível atingir uma fórmula mágica que resolva todos os problemas. Se a tivesse, certamente teria ganho algum dinheiro. O que falta no Brasil é a consciência, altruísmo e pluralidade. Aqui, todo mundo baixa a cabeça e faz por si. O político, chega ao cargo com um apoio magnífico, mas quando lá está, só pensa no pé de meia e ta nem ai para o mesmo povo que lá o pôs. O presidente, prefere tomar vinho e comer queijo, à resolver de uma vez por todas o problema de filas em postos de saúde. A população fica sem atendimento, as crianças sem escola, as estradas precisam de empresas privadas para mantê-las, e por ai vai. O Brasil é um país grande, tem uma arrecadação enorme, mesmo com tanta sonegação. Apesar de tanto roubo por parte dos políticos, sempre há dinheiro. Seria tão melhor se todo dinheiro que fosse investido na forma de impostos retornasse. O brasileiro não vê necessidade em pagar imposto, pois o governo não o instiga à pagar. É um por um e o todo que vá à merda. É assim que as coisas funcionam. Se fizesse diferença na hora de por o filho na escola ou de procurar ajuda médica, provavelmente ninguém mais aderiria à pirataria. Tanto clamam que paguemos impostos, tanto clamam que não ajudemos ao tráfico, porém nada fazem para ajudar nessa mudança. Querem que paremos de pagar uma instituição ilegal, que não nos dá retorno nenhum – a não ser a economia do próprio bolso – e comecemos a pagar uma instituição legal que continuará não nos dando retorno, mas pelo contrário da primeira citada, gastaremos absurdo a mais. Fico até imaginando um discurso sobre o tema, daria uma grande apresentação de Stand Up Comedy!

3 comentários:

  1. é concordo com vc, a solução não é diminuir impostos, mas eles serem melhor reestruturados tanto na arrecadação quanto, principalmente, na utilização.
    =)

    ResponderExcluir
  2. Com certeza. Falta uma análise mais detalhada do que é certo e do que é errado; ao invés todos julgam o que acham tão logo melhor.

    ResponderExcluir
  3. Quando o dinheiro da arrecadação tributária é investido no serviço público, não há o que reclamar. Quando... ...

    ResponderExcluir