07 maio 2009

Divergências...mas com moderação.



A crença em Deus deve ser tratada com todo cuidado, afinal é um assunto muito “perigoso” e que gera muita polêmica. No mundo contemporâneo apresentam-se diversas religiões, mas todas com um mesmo propósito, crenças diversas, sobretudo com o mesmo intuito.


Nada seria de nós se não tivéssemos nossas crenças em comum, se não buscássemos um “fim” igual. Todos querem acabar no paraíso, seja com 40 virgens a sua espera ou apenas descansar sobre nuvens brancas. A sociedade só pode ser formada se tudo (ou quase tudo) correr para um mesmo lado, caso contrário aconteceriam muitos acidentes. Vemos muitas divergências políticas, religiosas e culturais, mas se todos forem questionados sobre a existência de um deus, de um lugar melhor após a morte a grande maioria optará pelo “sim”.


Reprovo muitas atitudes de religiões, de gente que visa apenas o lucro em troca da enganação dos outros, mas o que seria desses “outros” sem esta enganação? Viveriam sem uma crença e alguém para guiá-los? Provavelmente não. Em toda vida buscamos algo de útil para fazer, conquistar tudo que sonhamos e empregar nosso tempo da melhor forma possível, mas dificilmente teríamos tanta vontade se soubéssemos que tudo acabaria sem nenhuma recompensa no final da vida. Inconscientemente trabalhamos por um bem maior, lutamos pelo êxtase da vida, mas visamos com prioridade o bem que virá, aquilo que conseguiremos depois, algo maior que nunca saberemos realmente o que será.


Desde pequenos somos encaminhados a acreditar em uma coisa, normalmente seguindo aquilo que os pais (ou simples criadores) levam por verdadeiro. Poucos, pouquíssimos por bem dizer, mudam e buscam outra forma de crença, novos conhecimentos para de forma consciente saber o que é o “melhor”. Quando tratamos de religião, as coisas são muito mais complicadas que política ou futebol, diferente do que muitos dizem. A religião trata-se de uma crença, mesmo que inconsciente que muitos trazem da vida toda, acreditando fielmente naquilo e levando sua vida de acordo com sua religião, seja fazendo o bem (termo muito relativo no âmbito religioso) ou batalhando por outros objetivos.


De certo modo, somos todos religiosos, seguimos muitas crenças e precisamos de tudo isso para nos sentirmos realizados, afinal nada funcionaria sem este “bem maior”. Como numa empresa, os funcionários precisam acreditar no objetivo da corporação para se empenhar de forma total nas tarefas, assim funciona a sociedade. Julgamos muito e não nos conformamos com as divergências, mas devemos entender que cada um vive de forma diferente, logo o pensamento também diverge. Vivemos todos num mundo de mentiras. Um mundo onde até mesmo o relativo é relativo. Nada é absoluto e todos são variáveis. Nossas crenças vão de acordo com o modo de vida e os pensamentos podem ser diferentes, mas todos buscando um bem maior para que a roda da vida continue a girar.  

18 comentários:

  1. "Bem maior"...ainda bem que foi colocado com aspas, ainda bem!
    Se a religião acalma as angustias fazendo até da morte uma ilusão(vc acredita em céu?), corre o risco de fazê-lo ao preço da liberdade de pensamento:"A religião trata-se de uma crença, mesmo que inconsciente que muitos trazem da vida toda...". Trazem a vida toda, logo não se pode pensar ou agir livremente quando se está paralizado inconscientemente, massss(bem pausado), q de modo estranho ou apelando para o medo, a religiao faz com as pessoas se sintam bem! Promessa de salvação, quem não quer? É vendida ao montes, até pela filosofia (salvação da lucidez, "filosofar é aprender a morrer")
    De certo modo, NÃO somos todos religiosos.Amém?
    Desculpe, achei o texto reducionista, mas com uma discussão pertinente!

    ResponderExcluir
  2. Coloco estas ideias como uma visão generalizada. Respondendo a tua pergunta: não acredito em "céu". Não sigo nenhuma religião e tenho pavor de qualquer uma, me acho muito capaz de buscar qualquer coisa sem este "bem maior", mas somos todos "fortes" para isso? Como pessoas que se vendem por cinquenta reais poderão buscar um futuro melhor sem algo que acreditem? Acha que o farão apenas pelo bem-estar? Claro que não. Vivemos num mundo de acomodados, que muitas vezes só fazem algo se assim o Todo Poderoso "mandar" (mesmo sendo inacreditável tal atitude). Apesar de ser totalmente contra tudo isso, e por muito pouco não ser ateu, creio na importância que a religião tem para mover pessoas que já não tem motivo para caminhar. Essa força maior é uma desculpa, um motivo, tudo para quem é fraco e precisa de algo para se completar. Agora diz que não é "religiosa"? Levo a religião como uma crença seja no raio que o parta, seja no mau ou no bem, mas todos acreditamos em alguma coisa, num Lula da vida ou seja no que for, e isso até eu que dou risada de qualquer religião e acho que acredito em Deus apenas para ser "aceito" pela sociedade, admito que eu tenho uma crença, pode ser única, diferente de qualquer outra, mas eu acredito em alguma coisa, mesmo que inconscientemente.

    Obrigado pelo comentário, assunto que se deve muita discussão.

    ResponderExcluir
  3. Um assunto dessa magnitude gera mesmo muita polêmica, acredito que por relacionar o certo e o errado, religião tem muito disso de elncar o que é certo e o que não é. Isso é a moral que cada sociedade cria, na nossa por exemplo seguimos a moral cristã, mas outros povos seguem outros preceitos morais, então o que é certo afinal ? certo ao meu ver seria um comportamento ético pois a ética se guia pela razão, pela lógica não que tudo na vida seja lógica, não acredito nisso, mas a fé deve ser algo particular para que o estado funcione, e quando vc fala de bem maior eu gostei muito, precisamos mesmo de um bem maior, um objetivo geral de fazer bem, ao meu ver esse objetivo seria esse comportamento ético.
    Faz parte desse comportamento respeitar as outras religiões e as outras crenças em geral, em particular acredito muito nesse Deus cristão , como Ghandi disse uma vez " se o mundo cristão fizesse o que prega a india inteira se curvaria ao cristianismo" porem mesmo acreditando sou totalmente contra um estado que se diz laico mas não é, sou totalmente a favor de bandeiras das quais não integro os grupos sociais em questão ( homossexuais, negros , mulheres e outras minorias ) assim como das que faço parte, a religião bestializa os homens e vai contra ate o legado que cristo nos deixou ( segundo minha crença) do livre arbítrio, o Deus que eu acredito veio ao mundo para dar liberdade aos seus filhos, não é esse ditador que as igrejas pregam, ele veio libertar das superstições, dos reis, e de todas as coisas que prendiam o ser humano, por isso muitos ateus ao meu ver são os mais religiosos pq seguem seus pensamentos sua lógica, e a lógica no final das contas sempre consiste em fazer o bem, se o homem pratica o mal é pq esse não tem conhecimento, não se guia pela razão.
    ufaa.. falei demais .. espero que esteja estendível!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tuas palavras. Valeu pelo comentário. Abraço

    ResponderExcluir
  5. É um assunto complicado, e eu estou vendo aqui que está gerando uma boa polêmica.
    Ao contrário do que se diz, acredito que religião deva ser discutida sim. Não ataco a fé pessoal de ninguém, no entanto acho que não devo ignorar ou compactuar com os Impérios da Fé que existem por aí, que ao invés de um bem comum, muitas vezes só fazem é alienar e se aproveitar das pessoas.
    Nem sempre a religião e as crenças são a garantia de um "Bem". Mas também não "boto fé" irrestrita na razão. Razão nem sempre é garantia de "Bem", basta lembrarmos por exemplo a bomba atômica, uma filha da Razão.
    Penso que não, nem todas as pessoas são "religiosas", eu não sou religiosa. O que acontece é que, de alguma forma precisamos de algo que nos garanta pelo menos uma certa estabilidade psicológica, algo que não nos deixe "pirar", pra não sucumbir nas próprias angústias, algo para dar sentido à existência. O que não quer dizer religiosidade.
    Já frequentei igreja, mas hoje não, (e é um processo demorado e até conflituoso e angustiante deixar para trás as coisas que ensinaram sendo verdade). O que me dá esse sentido na vida e até uma idéia de "Bem comum" (não é preciso religião para isso) é pensar que a transcendência se realiaza pelo que faço agora, pelos meus atos, pelo que construo e deixo no mundo depois de morrer. Pode ser só uma fantasia, algo para suportar a vida, que sem isso seria absurda, mas acho que isso é a vida: uma invenção que cada um faz a seu modo.

    ResponderExcluir
  6. "...dificilmente teríamos tanta vontade se soubéssemos que tudo acabaria sem nenhuma recompensa no final da vida"

    Melhor os que fazem e tem vontade de coisas melhores, de um mundo melhor, sem esperar essa tal recompensa. Porque muitos só fazem esse tal "Bem" condicionados por essa promessa, no fim, mero interesse egoísta na própria "salvação".

    ResponderExcluir
  7. Se esse Café Expresso tivesse lido o texto e feito um comentário pertinente, participando da discussão, eu até visitaria o blog dele!!!!
    hauhauhauhauhauahu

    ResponderExcluir
  8. é, eu tbem x)
    mas eim voltando.. não acho que a bomba seja algo lógico .. existe diferença entre lógica razão ciência e tecnologia
    cada um representa uma coisa
    matar inocentes não é e nunca vai ser racional x)

    ResponderExcluir
  9. Gabriela, concordo com muita coisa que tu falo. Quero deixar claro, novamente, que não sou religioso, de forma alguma. Talvez me expressei mal quando falei que todos somos religiosos, quis dizer bem aquilo que falou: precisamos de algo para dar sentido à existência. Quis dizer que todos precisamos de uma ideia mais forte, um pensamento em algo maior. E quanto ao egoísmo da própria "salvação", concordo plenamente, as pessoas se acham politicamente corretas seguindo o que dizem ser sua religião, mas não conhecem o verdadeiro bem. Repito: redigi o texto numa visão geral que tenho das pessoas, daqueles que se deixam levar pelos ideias dos outros, e nunca param para pensar o que realmente tem de bom. Muitas vezes pessoas, que na minha humilde opinião são fracas.
    É, esse "Café Expresso" poderia ter feito algum comentário, com certeza. Iria com maior prazer apreciar seu blog, mas infelizmente não o farei por falta de consideração com o nosso. xD

    Abraço a todos, que venha muita discussão pela frente! hahahaha :D:D:D

    ResponderExcluir
  10. Ali em cima é "ideais". "...se deixam levar pelos IDEAIS dos outros..."

    ResponderExcluir
  11. Gabi, compartilho de suas ideias. Vc ja leu Luc Ferry?
    Marco, realmente, sua visão foi mais generalista. Só não acho que a religiao se resume na crença a qualquer coisa. Ela é mais abrangente, por isso, disse sobre o reducionismo. Mas msm assim, o texto esta otimo! É um bom começo para se pensar sobre o assunto, ninguem começa sabendo tudo. E se vc ainda não é ateu, precisa so de mais um empurraozinho(Rs...)
    A filosofia e a religiao são dois modos opostos de abordar a questao da salvação. Como de fato operam as religiões em face da ameaça suprema(a morte)que elas dizem que podemos superar? Basicamente pela fé, não é?. É ela, e somente ela, na verdade, que pode fazer derramar sobre nós a graça de deus. Se vc acredita em deus, ele o salvará, dizem elas. Para isso, exigem antes de tudo uma outra virtude, a humildade(olhe o que o Ricardo escreveu:"o Deus que eu acredito veio ao mundo para dar liberdade aos seus filhos", ja ta salvo!), que segundo elas se opõe à arrogancia e à vaidade da filosofia. Por que essa acusação lançada contra o livre pensamento? Por que este também pretende nos salvar(aqui se encontra a grande semelhança entre religiao e filosofia), se não da morte, pelo menos das angustias q ela provoca, mas uma salvaçao por nossas proprias forças. E por não conseguir acreditar em deus-salvador, o não-religioso é antes de tudo aquele que pensa que, se conhecemos o mundo, compreendendo a nós mesmos e compreendendo os outros, tanto quanto nossa inteligencia o permite, vamos conseguir, pela lucidez e não por uma fé, vencer nossos medos(é aqui que entra o discurso de bondade que vcs estavam falando).
    Em relação a moral, a etica, em fazer o bem e tudo mais...A moral designa o conjunto dos principios gerais, e a etica, sua aplicação concreta(Kant). O que é etico e moral é mto subjetivo. Minha etica e minha bondade nada tem a ver com o conceito de bondade cristã. Alias, nao tenho compromisso com esse bondade e Minha moral é animal. Não sou religiosa, acredito em mim.E isso não é ser religioso, eu acho, pq logo o deus seria eu(¬¬) e nao tenho condiçoes psicologicas para assumir isso. Prefiro saber q ele nem existe msm.

    ResponderExcluir
  12. Não, eu nunca li Luc Ferry

    eu acho que uma bomba é algo lógico, só pode ser construída por bases lógicas.
    E a ciência e tecnologia (e seus produtos e consequências, tanto para bem ou mal) só são possíveis graças à razão, à um modelo de pensamento racional.
    O que tava querendo dizer é que o pensamento racional não é, por si só, garantia de bem ou mal. Não acredito que razão seja igual, necessariamente, ao bem.

    ResponderExcluir
  13. Seguimos em frente, onde DEUS nós fez pra fazer sua obra.
    A religião é só para nos mantermos aliado.
    E a verdade temos que procurar.

    ResponderExcluir
  14. Tava lendo nome aqui e ri, nome do texto
    DIVERGÊNCIAS
    ahsauishiausa

    ResponderExcluir
  15. por que realemente causa divergencias ué ^^

    ResponderExcluir