28 maio 2009

O brasileiro do futebol

A garra para lutar por resultados, a fúria da cobrança que caí sobre quem não veste a camisa do seu time, a revolta, mas também a alegria e o amor, tudo isso é visível em qualquer torcedor de corpo e alma em todos os cantos do mundo, ou melhor, em todos os lugares do mundo. O torcedor brasileiro é algo incrível, famoso pelo apoio e dedicação que reserva para seu time e para seus ídolos. Conhecido como país do futebol, mesmo a Inglaterra tendo um público na segunda divisão 50% maior do que a do Brasileirão (mas isso não vem ao caso agora), o Brasil revela diariamente fanáticos pela pelota, fanatismo que começa na infância, na ida ao estádio com o pai ou sentado a frente da TV em meio a gritos e discussões.


Como bem dizem algumas propagandas atuais transmitidas na TV aberta, torcedor enfrenta tudo, gosta de coisas inimagináveis, falta trabalho para ver o jogo, fica na fila para garantir o ingresso, deixa de lado família, amigos ou qualquer um que tente se meter nesse amor eterno. Temos provas desse amor diariamente em qualquer meio de comunicação. Vemos brigas sem razão, mortes por motivos bobos e muita violência, tudo em vão.

Em vão? Tu é louco, devem perguntar nossos torcedores. Isto tudo é por um motivo, um motivo único, verdadeiro, o amor. Ah o amor, não podemos explicar, apenas sentir.


Pergunto agora aos torcedores que temos nesta longa extensão de terra chamada Brasil: E quanto aos políticos? E quanto às condições que vivemos? Nada farão? Pois seria agradabilíssimo se usassem toda essa raiva para reivindicar contra a política, contra a roubalheira e toda essa farra que os políticos fazem com nosso dinheiro. A única coisa que sabem fazer é fechar os olhos, não leem um jornal, apenas os esportes claro, não sabem o que se passa na “vida real”, vivem apenas um mundo ilusório, enriquecendo os outros ao invés de pensar no seu próprio futuro. Não quero julgar ninguém (ou quero sim), afinal todos sabem o que deve ser feito (ou não sabem não).


Grite, proteste nos estádios, esse é um direito, todos merecem respeito. Vocês se doam para apoiar um grupo e em troca precisam de resultado. Mas não querem respeito daqueles que estão onde estão por nossa causa? Aqueles que são responsáveis por nosso dinheiro e nosso futuro, nosso verdadeiro futuro? Protestem, tudo isso é saudável, mas protestem por algo que valia a pena e não por coisas supérfluas que não trarão benefício algum, a não ser a graça de ver seu time levantando uma taça.


Escrevo este desabafo após ver uma reportagem sobre bravos torcedores do Fluminense protestando contra seu time. Quem nos dera ter gente assim em Brasília fazendo o mesmo. Ficam apenas pensamentos para refletir.

5 comentários:

  1. Sabe, meu pai é Fluminense. E eu tenho grande simpatia pelo Flusão. E meu pai e meu irmão são fanaticos por futebol. Matam aula para ver jogo, deixam reuniões familiares para ver jogo, so assistem jogo e programa de esporte. E eu confesso, é um saco. Primeiro porque eu não entendo uma coisa: O fluminense representa meu pai? Qual a ligação do meu pai com esse time?
    Mas sabe, que se não fosse o Fluminense meu pai seria um homem mais triste. Então, eu vejo importancia sim no circo (um circo do bem!). Deixa meu pai se divertir. Eu penso por ele, eu voto por ele, eu sou politico para ele: São nessas horas que aparecem os salvadores da patria (Color de Mello).
    Muahaha(risada maligna e contexto ironico)

    i hate soccer!

    ResponderExcluir
  2. Sou torcedor do Sport Club Internacional de Porto Alegre. Não odeio futebol, torço pelo meu time, timidamente, mas torço. Agora não entendo o fanatismo de muitos. Pow, briga por causa de um jogo? Deixar de trabalhar? Não digo faltar trabalho, mas NÃO TRABALHAR mesmo só pra se envolver com o futebol? Tem muita coisa mais importante na vida, sei que cada um escolhe suas prioridades, mas por favor a indignação posta por torcedores quando um time perde poderia muito bem valer para quando um político rouba. Sinceramente não entendo isso. São pessoas que baixam a cabeça e fecham os olhos pra tudo que acontece no país, agora se seu time perde, ahhhh sai da frente!
    Esse é povo brasileiro. Que protestem contra o que quiserem, mas não deixem passar em branco as coisas que devem realmente ser notadas.

    ;]

    ResponderExcluir
  3. Eu penso que generalizações são problemáticas, quem entra em briga por causa de jogo deve ser penalizado por isso, o futebol não justifica a agressão, o que ocorre é a necessidade das pessoas de estarem envolvidas em um confronto em um grupo em uma guerra, isso é coisa lá das cavernas, pra quem não tornou Homo sapiens sapiens ainda
    uiahsiauhsiausa
    eu gosto de futebol hoje, na minha infância detestava porque todo mundo me obrigava a jogar e eu não era bom, pensava que era o pior dos seres pq não sabia jogar =p apesar de tudo traumas existem para ser superados, e hoje gosto de acompanhar o vil e ver uns jogos de vez em quando.. por isso não a generalizações x)

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto do Flamengo, mas não gosto muito de futibol...

    :D

    ResponderExcluir