20 agosto 2009




Pintura de Jenny Saville



A beleza é um peso para as mulheres. Melhor: a busca da beleza, a obrigação da beleza. Falo da beleza como construção social, como padrões a se seguir, sob o risco de se ver excluída ou menosprezada pela sociedade em volta. Certa vez vi um vídeo (agora não me lembro o nome, nem direção, nem nada) em que uma mulher deixava os pelos de seu rosto (sobrancelha e buço) crescerem. E andava pelas ruas, o vídeo mostrava a reação das pessoas a tal fato. Ela também inquiria as pessoas sobre o espanto que lhes causava. Ao fim ela dizia que fazer isso era um grande ato de rebeldia para uma mulher.

Rebeldia que pouquíssimas, raríssimas têm de desafiar um tabu. Porque realmente é um tabu. Por que apenas as mulheres "obrigatóriamente" se depilam em nossa sociedade? (homens também podem, se quiserem, mas ninguém vai olhar torto se não o fizerem) Eu não tenho essa mesma coragem, o peso do olhar de reprovação é muito grande. Mas confesso que me sinto realmente muito boba, reles seguidora de padrões, estúpida comigo mesma diante de certos procedimentos "embelezadores". Tento diminuí-los ao mínimo possível.

Ser mulher, de acordo com essa perspectiva, é um processo de se negar constantemente. Negar o corpo, negar os pelos, negar o rosto, a cor natural dos cabelos, as unhas, o tempo, as rugas. É gastar tempo e dinheiro que poderiam ser aproveitados com outras coisas de fato mais importantes. Passar por TERRÍVEIS (repito terríveis) dores físicas e psicológicas. Viver da neurose de se adequar a todo custo. Sentir insegurança pelo fato de não estar depilada ou com as unhas feitas. E quando se olha no espelho, quem está lá? Você ou uma boneca? Você ou uma máscara? Você ou a tentativa frustrada de alcançar um ideal estético rígido e cruel?

Um desabafo. Porque ás vezes tudo isso cansa, tudo isso satura e é preciso dizer.

19 comentários:

  1. Nossa, que susto pensar em uma mulher peluda
    uaishauihsaiusa
    falar da beleza como simples padrão num seria muito superficial ? a não sei quantos anos temos um padrão de beleza grega que era cultuada, e existem estudos que provam a atração das pessoas por rostos mais simétricos etc, sabe eu acho que padrão exagerado é muita locura, se submeter a cirurgias e tal... e outro problema é ter uma aceitação da falta de cuidado do homem com a estética pq desde sempre as mulheres são ensinadas a aceitar tudo nos homens, esse pra mim é o problema e não a beleza em si, pq ela sempre existiu e sempre vai existir, mas enquanto as mulheres olham seus relacionamentos pelo lado romântico fingindo não ver muitas coisas pq foram ensinadas assim a sonhar... os homens cultuam a beleza sem medo, pq foram acostumados a ter o poder a escolher, essa é a grande questãoo não é o homem abaixar seus padrões e sim a mulher aumentar os seus.. sei la.. é isso que eu penso, pq sinceramente como diria o poeta , beleza é fundamental!

    ResponderExcluir
  2. concordo ricardo, no entanto hj em dia apenas a beleza tem sido fundamental, e o propósito desta beleza tem ficado vago, o que esta beleza envolve tem se anulado

    hj em dia a beleza se tornou um tabu realmente, e isso encomoda, pq toda mulher tem essa neurose, e pra convencê-las de qui, em tal dia de mau humor, ela está linda... só deus sabe como é difícil^^ isso mexe com o comportamento delas, com o humor, putz, eu imagino como deve ser um sako se depilar e ter qui usar todas aqueles apetrechos cosméticos que fariam Bozo economizar anos em maquiagens(hehe não resisti)

    ricardo, futuro amigo de bar, afinal beleza é realmente fundamental?

    ResponderExcluir
  3. Susto?? Viu como é um tabu!!
    hauhuahuahuahuahuah

    Não acho q seja superficial falar em padrão em relação a beleza, pq no final é o que acaba sendo, seja um padrão natural ou social.

    Pois ée, quanto dessa preocupação excessiva com beleza não deve vir de uma espécie de submissão a esse "poder" masculino, do medo de não ser "escolhida"? Não será por isso que a mulher do filme mencionado no texto disse a atitude dela ser um tipo de rebeldia?
    Não vejo que a questão seja aumentar padrões, seja masculino ou feminino, e sim relativizar tais padrões. Porque se beleza é fundamental, e quem não dispõe dela? Seja desprezado, é mt cruel isso. Afinal não há mérito nenhum em nascer bonito(a), é mero acaso.

    Ahhh tem dias que me sinto mesmo um Bozo (meio palhaça, meio refém de tudo isso!!)
    =/

    ResponderExcluir
  4. calma Gabriela, tudo vai também de pra quem voce quer ficar bonito e porque .. isso é muito relativo, tem tribo de tudo que é tipo.. tem lugar em que ser loira oxigenada pega mal, tem outros lugares em que é bonito ou seja vc tem que se preocupar com o grupo de pessoas que te importam na sociedade.
    Eu por exemplo não dou a mínima pro que pensa 90 p cento de goiânia, pq eu sei que se chegar com minhas ideias e meu jeito largado em alguns lugares muita gente vai estranhar... mas e dai.. afinal eu também os acho estranhos.
    a gente tem que se importar com quem a gente gosta
    sei laa eu penso um poco isso, sei que é fácil pro homem falar.. mas é assim que eu encaro a vida..
    ahh Gabriel vaaamo tomar umas sim!! = )

    ResponderExcluir
  5. Olha, pra começa: um ótimo assunto! E mais...
    se fosse mulher não me sentiria bem "peluda" haushasuas...óbvio que é cultural (acho que mais bem colocado do que "tabu"). Desacredito completamente em padrão de beleza, repudio quem segue esse tal padrão que só existe nas mentes ignorantes. A beleza é relativa, digo isso com convicção. Cada um vê beleza em um tipo de ser, coisa, ou seja lá o que for...acho que a questão de depilação e tal é mais uma coisa higiênica e cultural, afinal seria horrível uma mulher peluda e como o Ricardo coloco muito bem no primeiro comentário: " não é o homem abaixar seus padrões e sim a mulher aumentar os seus"!
    Os homens com certeza estão com costumes muito diferentes daquilo que seguiam antigamente e vagarosamente as coisas estão mudando, mas repito: seria horrível uma mulher peluda :P hasuashuashaus - Mulheres, aumente seus padrões! Com certeza nós homens faremos de tudo (quase tudo) para agradá-las x)

    ResponderExcluir
  6. hehe pow gaby, relaxa, eu te entendo, acredito haiuhaiuhiauhuiahiu mulher já sofre horrores, e ainda teem que aumentar os padrões de beleza hehe aew é muita sacanagem

    talvez devêssemos, nós homens, sermos mais compreensíveis em relação a isso

    ResponderExcluir
  7. Tentamos ser compreensíveis (a maioria), agora me diz que algum homem fica feliz com mulher peluda? Não acredito. Não tem tanto homem que já se depila nos dias de hoje? Ora, basta as mulheres exigirem, e duvido que homens dirão: ah, então não quero nada. É uma coisa cultural, não podemos comparar aquilo que homem gosta e quer com o que mulher gosta e quer. Basta a cada um escolher o que prefere, nós homens já fazemos isso, não podemos padronizar nossos gostos. Quando enxergamos a verdadeira beleza, pequenos detalhes não fazem tanta diferença! A beleza é única e vista de forma diferente por cada olhar, não podemos padronizar nada. ;]

    ResponderExcluir
  8. mas vc jah se depilou? uma namorada que já tive me depilou, e dói di+ bixu :S

    eu sei qui mulher gosta de homem qui depila o peito, por exemplo, mas naum é por isso qui eu vou tirar meu pelinhos parcos e esparsos que já começam a dar sinal de vida no meu peito, já fazem uns breves anos... é como já foi dito aqui, a beleza é muito relativa, e o desabafo da gaby é apenas parte deste processo que vem ocorrendo, a mudança dos padrões, fim do machismo, etc

    um dia irá fazer apenas parte da história

    qui nem eu espero qui seja pra mulheres afegãs hehe a tal da burca é foda...

    ResponderExcluir
  9. Concordo, mas eu ainda não consigo imagina que uma mulher se sinta bem com pêlos. Sei lá, eu não me sentiria se fosse. hahahahaha
    Mas se existe alguma que se sente, faça aquilo que preferir...:P o desabafo faz parte! hehehe

    ResponderExcluir
  10. Nossa esse assunto rende viuu...
    =)
    hauhauahuahuahauhaua

    Eu tb não me sinto bem com pelos. Então acabo depilando. Mas por quê? Porque desde pequena, desde o início da puberdade ou antes, aprendemos (somos condicionados) que é assim. E tem o lado ruim, ruim mesmo, não só da depilação, que é o que eu disse: se negar, não se aceitar como é. Por que acaba sendo isso. Você acaba dizendo o tempo todo para seu corpo, para si mesma, mesmo sem perceber, através desses tipos de práticas, que não está bem do jeito que é, que não é aceitável ser assim. Não me admira que muitas mulheres acabem neuróticas com isso.
    E são costumes tão arraigados, e tb tão reforçados de várias formas, que questioná-los pode soar estranho.
    Talvez assuste tanto porque uma mulher em seu estado "natural" (sem retirar pelos, sem fazer unhas, sem maquiagem, etc) perca bastante a delicadeza, fragilidade, enfim muitos aspectos da feminilidade normalmente atribuídos as mulheres socialmente

    ResponderExcluir
  11. Bravo Gabi, Bravo!!
    Que delicia de texto.
    E tem mais: O cabelo está para a mulher assim como o pinto para o homem. Sim, sim...ou vcs pensam q nao temos algo fálico para nos "gabar". Que merda!
    Lembro qdo eu mesma cortei meus cabelos, bem curtos, um moicano massa, file...foi uma catarse de antivaidade tremenda, eu adorei o resultado. Pena q na faculdade fui confundida com lesbica e tudo mais. Se a mulher deixa um pouco os esteriotipos ja é marcada com outro tipo de esteriotipo, se nao sou mulher-cabelao-loira-unhafeita, sou lesbica entao??¬¬
    Outra, fazer unha é um saco, cansativo, vcs nao imaginam o qto o ambiente: salao de beleza é bizarro!

    ResponderExcluir
  12. E depilar a virilha doi pra cacete. Resolvi q nunca mais faço isso na vida (impossivel, merda estou condicionada!)
    rs...

    ResponderExcluir
  13. Valeu Polly!!!
    mais uma mulher na discussão, pq eu tava me sentindo mt só aqui!! hauhauhauhauhauahuah

    Essa idéia do cabelo, eu nunca tinha pensado nisso, faz sentido até!!

    Salão de beleza é realmente bizarro....huahuahuahua... o pior são as perguntas sobre sua vida, sugestões escabrosas do tipo: pq vc não tira a sobrancelha mais fina, pq não faz luzes no cabelo, discussões sobre a novela......só vou pra cortar o cabelo de vez em quando, os outros "condicionamentos" prefiro fazer eu mesma em casa qdo dá tempo...

    ResponderExcluir
  14. Olha, quanto a mulher sem maquiagem e tal, não tem nada a ver, como é bonita a beleza natural de uma mulher...quem eu acho linda de verdade, consegue ser mais linda quando acorda, mostrando a "beleza natural", sem maquiagem, limpa...
    Unhas feitas, eu acho um ponto importante pra beleza da mulher, eu acho legal, mas não que tenha que ser feito, quantas mulheres não tem unhas feitas...
    Mas na questão dos pelos, não mudo de opinião: cada um faz o que quer, mas eu acho higiênico, e com certeza se fosse no meu caso, se eu fosse mulher não me sentiria bem com eles. :P Quantos homens hoje em dia fazem as unhas, se depilam e tudo mais? Talvez os errados em não fazer algumas coisas somos nós e não vocês, mulheres, que já o fazem há muito tempo.

    ResponderExcluir
  15. os gregos praticavam esportes como um condicionamento cultural que temos hj em relação às mulheres

    tinham como espécie de higiene também, afinal a perfeição estética que sempre desejaram de seus corpos os levavam àquele hedonismo patrício composto de saunas e banhos diários em balneários e piscinas naturais

    e não se depilavam ^^
    as gregas lindas, fiko até imaginando no meu fetiche imagético, deviam ser lindas, verdadeiras amazonas... MAS! não depilavam hehe

    isso de depilar talvez seja outro "pêlo encravado" da estética humana... hj há o homem metrosexual, uma anomalia dos grandes centros urbanos que não ajuda muito nesta conversa... ou seja, axo qui isso tudu aqui tende ao caos! iuhaihaiuhaiuhaiuhaiuha

    mas, claro, muito interessante também

    ResponderExcluir
  16. "isso de depilar talvez seja outro "pêlo encravado" da estética humana.."
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    gostei do trocadilhoo
    uaishaihsiausa
    massa que esse tema tenha suscitado tanta discussão ^^
    e minha opinião final é viva o estilo americanooo raspadinhoo
    brincaadeiraaa uuaihsiuahsiua
    x)

    ResponderExcluir
  17. hahahahaha! Sem brincadeira, concordo Ricardo! É que nem mulher loira ou morena, alguns preferem umas, outros preferem outras :P Se todas fossem iguais não teria graça! Viva a diversificação! hahahaha Ótimo tema, há tempo que um tema não gerava tanta polêmica.

    ResponderExcluir
  18. gera mais discussão que políticaa......q isso!!!

    hauhauhauhauhauha.......

    ResponderExcluir